Parque Natural do Alvão: a paisagem que não existe sem o homem

O Parque Natural do Alvão pode ser o mais pequeno do país, mas a variedade e riqueza que encerra são enormes. A presença do homem moldou-lhe a paisagem e é também a forma como essa presença está a mudar que pode pôr em risco parte do que tem de mais valioso

Foto
Os socalcos que rodeiam a aldeia de Fervença têm vindo a diminuir Teresa Pacheco Miranda

Olhando as encostas cobertas de pedras arredondadas, espalhadas por todo o lado, Henrique Pereira diz que estamos a entrar na zona do “clube do granito” e que muitas daquelas pedras parecem “esculpidas à mão” e atiradas para ali. “É como o quarto das crianças, com tudo espalhado. Tudo muito mal arrumadinho”, ironiza. Estamos a entrar no Parque Natural do Alvão (PNA), de que o engenheiro zootécnico foi director quando essa função ainda existia e onde assume agora a responsabilidade, do lado do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), de fazer a ponte com os municípios de Vila Real e Mondim de Basto, no novo método de co-gestão do espaço. Fala sobre o parque natural mais pequeno do país como se fosse a palma das suas mãos, revelando fragilidades e especificidades que, de outro modo, passariam tristemente despercebidas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção