Descubra o melhor de Portugal

Chegou o tempo de acordar com o chilrear dos pássaros, de mergulhar nas águas límpidas dos rios, de saborear a tradição, de respirar o ar puro das serras e de se aventurar em lugares únicos da região de Viseu Dão Lafões. Vamos começar a nossa viagem.

estudio-p,
Fotogaleria
Adro da Sé, Viseu
estudio-p,
Fotogaleria
Pastéis de Vouzela
estudio-p,
Fotogaleria
Rafting no rio Paiva
estudio-p,
Fotogaleria
Vinho do Dão

Os tempos que atravessamos são ideais para descobrirmos o melhor de Portugal. Convidamo-lo, por isso, a partir à descoberta de Viseu Dão Lafões, uma região de encantos mágicos. Tendo como pano de fundo as serras do Caramulo e da Gralheira/Montemuro, entre rios e praias fluviais, descubra um valioso património milenar, contemple as vinhas, aprecie os vinhos e delicie-se com uma gastronomia única. Está preparado para a viagem? Siga o roteiro dos locais a visitar.

Viaje pela história

Parta à descoberta de locais que nos levam para outros tempos. Locais que fazem parte da história de Portugal e do nosso povo. Uma viagem por museus, torres e casas tradicionais com muito para contar.

Foto
Torre de Cambra, Vouzela

- Museu de Arte Sacra da Catedral de Viseu 

Inicie a viagem em Viseu. Na cidade de Viriato, não perca os murais de arte urbana que se espalham um pouco por toda a cidade, sendo a visita ao Adro da Sé obrigatória. Com calma, aprecie a notável Igreja da Misericórdia e deixe-se inspirar pela Catedral de Viseu. Aproveite e fique a conhecer o Museu de Arte Sacra da Catedral, onde poderá deslumbrar-se com peças de arte sacra e alfaias religiosas de elevado valor. Ainda no adro da Sé, paredes meias com a Catedral, poderá ainda visitar o Museu Nacional Grão Vasco.

- Museu Almeida Moreira

Não muito longe, bem próximo ao encantador Rossio, encontra o Museu Almeida Moreira. Este espaço reúne um valioso acervo e uma colecção artística que merece ser descoberta. Faça uma visita e espere encontrar obras de rara beleza da autoria de mestres nacionais e estrangeiros, com destaque para José Malhoa, Bordalo Pinheiro, Columbano, entre muitos outros. Um pequeno tesouro a não perder!

- Museu Terras de Besteiros

Já em pleno centro histórico de Tondela, no Solar de Santa Ana, o Museu Terras de Besteiros narra a história deste território. Neste museu, fique a par dos segredos que reserva a Anta da Arquinha da Moura. Percorra ainda a história do séc. XIX e XX, com a chegada da Linha do Dão. No fim desta longa viagem histórica pelo concelho de Tondela, suba ao Caramulo e deixe-se deslumbrar por vistas de cortar a respiração. Se ainda tiver energia percorra alguns dos mais impressionantes trilhos de montanha do país.

- Casas Torres

Definitivamente a não perder é a Rota das Torres Medievais. Conhecidas à época medieval por domus fortis, surgidas um pouco por toda a Europa no séc. XII, e adoptadas pela nobreza como residência em sinal de poderio sobre uma região.

Em Vouzela, poderá observar três magníficos exemplares destas torres e cada uma delas encerra motivos que apelam à visita. Se a Torre Medieval de Vilharigues, erguida em finais do século XIII, proporciona uma vista deslumbrante sobre a Vila de Vouzela e o Vale de Lafões; a Torre Medieval de Cambra encanta pela sua localização entre os rios Alfusqueiro e Couto; já a Torre de Alcofra, em Cabo de Vila, alberga um museu relativo ao património de Vouzela. E não dê a visita por terminada sem provar um pastel Vouzela. Não se vai arrepender!

Foto
Moinho de Água, Rio Couto

Descubra o que de melhor a Natureza tem

Se é amante da Natureza e de tudo o que ela nos dá opções não lhe vão faltar. Na região Viseu Dão Lafões são muitos os espaços a visitar e iguarias a provar, em família, com amigos ou até sozinho. Apresentamos-lhe algumas que temos a certeza que irá gostar: 

- Solar do Vinho do Dão

Uma das imagens mais icónicas do território de Dão-Lafões são as suas vinhas e as marcas intemporais que a produção deste néctar foi deixando, ao longo do tempo, na monumentalidade local.

Uma visita a este território ficará incompleta sem o “Solar do Vinho do Dão”. É ainda deste espaço que pode partir à descoberta dos cinco itinerários, divididos entre Adegas, Quintas e Solares, que a Rota do Vinho do Dão disponibiliza.

- Gastronomia

Nesta região tem origem uma das mais ricas e variadas tradições gastronómicas nacionais, que tão bem acompanha os surpreendentes vinhos aqui produzidos. É seguro afirmar que a Vitela de Lafões e o Cabrito da Gralheira são merecedores de destaque em qualquer ementa, que é impossível negar a Maçã Bravo de Esmolfe, ou não pedir mais uma fatia de Queijo Serra da Estrela e tantos, tantos outros. Por Viseu Dão Lafões ninguém fica imune ao pecado da gula!

- Balneário Romano de São Pedro do Sul

É em Viseu Dão Lafões que se localiza a maior parte das termas em funcionamento em Portugal. Datado do Séc. I, o Balneário Romano de São Pedro do Sul, também conhecido por “Caldas de Lafões”, é um dos complexos termais de origem romana melhor conservados em Portugal. Se tem curiosidade histórica, descubra como, à época romana, funcionavam as termas e comprove o conhecimento e a capacidade técnica de outros tempos.

Queijo Serra da Estrela
Vitela assada, Lafões
Maçã Bravo de Esmolfe
Fotogaleria
Queijo Serra da Estrela

- Termas Caldas da Felgueira

Caldas da Felgueira, no concelho de Nelas, é uma localidade de encanto, famosa pelas suas águas e estância termal. Encontra-se aqui um espaço privilegiado no qual se tem uma paz de espírito e onde se respira o ar puro desta fértil região de Dão-Lafões, plena de tradição e paisagens de beleza inigualável. A utilização das águas das Caldas da Felgueira remonta ao início do século XIX. Aproveite para relaxar, além de programas de saúde e tratamentos termais, disponha de uma variada oferta de programas de bem-estar e de beleza.

- Ecopista do Dão

Os amantes das caminhadas não podem perder a Ecopista do Dão. Com um enquadramento cénico e paisagístico impressionante, que vai da Serra do Caramulo à albufeira da Aguieira, acompanhando o vale do Dão, partir à descoberta ao longo do antigo ramal ferroviário do Dão é uma aventura única.

- Trilhos pedestres na Serra de Montemuro

A natureza brindou Viseu Dão Lafões com cenários únicos e singulares de deslumbrantes paisagens, permitindo desfrutar de novas sensações a cada quilómetro, despertando o interesse de descobrir esta região. Entre outros trilhos merecedores de visita, pode aventurar-se na Serra de Montemuro através de vários percursos pedestres com cenários inesquecíveis onde os sentidos se aguçam e novas experiências estão à espera.

- Praia Fluvial do Trabulo

Se em período estival não dispensa uma visita à praia saiba que por Viseu Dão Lafões tem uma ampla oferta balnear à sua espera. Destacamos a praia fluvial do Trabulo que faz as delícias de miúdos e graúdos. Enquadrada numa área relvada e com espaços de lazer, poderá usufruir de óptimas condições para a prática desportiva e recreativa, passando um dia relaxado e divertido.