Escolas vão poder contratar professores de forma mais rápida

Garantia foi dada pelo Ministério da Educação numa reunião com a Federação Nacional da Educação e tem como objectivo assegurar as aulas presenciais que se iniciam no próximo dia 18.

Foto
Federação Nacional de Educação considera que não existem ainda condições para regresso às aulas Rui Gaudencio

O novo diploma que será publicado com as medidas excepcionais para a educação “incluirá formas de agilizar” a substituição de professores de modo a garantir os recursos humanos necessários ao regresso às aulas presenciais, o que deverá acontecer já a partir do próximo dia 18.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O novo diploma que será publicado com as medidas excepcionais para a educação “incluirá formas de agilizar” a substituição de professores de modo a garantir os recursos humanos necessários ao regresso às aulas presenciais, o que deverá acontecer já a partir do próximo dia 18.

Esta garantia foi assumida pelo Ministério da Educação no decurso de uma reunião com a Federação Nacional da Educação (FNE) realizada na tarde desta segunda-feira, indicou ao PÚBLICO o secretário-geral da FNE João Dias da Silva.

O ME tem estado a reunir nesta segunda-feira com os sindicatos de professores para os auscultar sobre as linhas gerais do decreto-lei que substituirá o diploma que a 13 de Abril, com o estado de emergência, instituiu medidas excepcionais para a educação no âmbito da actual pandemia. “No essencial o novo diploma não contém informações adicionais ao que já é conhecido”, indicou Dias da Silva.

A concretizar-se os mecanismos de agilização da substituição dos professores esta será a principal novidade do diploma. Na semana passada, a Secretária de Estado da Educação Susana Amador indicou que os existentes (reserva de recrutamento e contratação de escolas) permitem que essa substituição se faça de forma rápida.

Mas a FNE insistiu na necessidade de se encontrarem “soluções mais expeditas” no que terá sido acolhida pelo secretário de Estado João Costa e Susana Amador. O ministro Tiago Brandão Rodrigues não participou nestes encontros, que se realizaram por videoconferência. Para além de reservas de recrutamento, que são concursos semanais e da contratação e escolas, que podem ser diários, o ME pode por agora também recorrer a um reforço das horas extraordinárias, como aliás começou a fazer para suprir a falta de professores nalgumas disciplinas que sem tem feito sentir desde o ano lectivo passado.

Não se sabe ainda quantos professores não estarão nas escolas a partir de 18 de Maio por pertencerem a grupos de risco. O ME já esclareceu que só a idade não será um critério para a inclusão neste universo.

Peritos têm de dar garantias claras

A FNE insistiu também que os alunos do 11.º e 12.º tenham apenas aulas presenciais nas disciplinas a que vão exame este ano e não em todas as que têm oferta de provas nacionais nos cursos que frequentam. No caso do 11. º tal iria permitir baixar as disciplinas com aulas de quatro para duas

A federação afecta à UGT defendeu ainda que “não estão garantidas condições para o regresso às aulas presenciais”. Uma posição que igualmente não foi acolhida pelo ME. Neste quadro existem “duas condições que consideramos essenciais. A primeira é a de que as pessoas possam ter confiança na palavra das autoridades de saúde. E por isso da próxima reunião com os especialistas de saúde pública, marcada para esta quinta-feira, deve sair de forma clara a transparente que estão reunidas todas as condições para esta nova etapa. A segunda é a de que todas as escolas têm de dispor de equipamentos de protecção individual e de higienização não só para um dia, mas para todo este período que termina a 26 de Junho”, indicou Dias da Silva.

Só máscaras serão precisas mais de cinco milhões. O ministério garantiu que a distribuição deste material estará concluída até ao final da semana. “Se existirem escolas que não disponham destes equipamentos, as aulas presenciais devem ser imediatamente suspensas”, exortou Dias da Silva.