Este automóvel do futuro é uma obra-prima do presente

Imagine-se no interior de um novíssimo automóvel, de olhos postos na estrada e no futuro. Esse instante representa um momento próximo, ao volante do novo 500 “La Prima” que se reinventou, mantendo a sua essência italiana.

,FIAT 500e
Fotogaleria
O novo 500 "La Prima" é um citadino icónico que mantém proporções estilísticas e design depurado, um sinal dos nossos tempos.
Fotogaleria
O novo 500 “La Prima” é 100% eléctrico. A pré-venda do Novo 500 “La Prima” é feita exclusivamente online e a chegada ao mercado está prevista para Outubro.
,Veículo elétrico a bateria
Fotogaleria
O interior do novo 500 "La Prima" é repleto de pormenores.
,Honda e
Fotogaleria
O emblema clássico 500 enriquece o volante com um estilo irrepreensível, remodelado para lembrar o estilo intemporal do Fiat 500 de 1957.
Fotogaleria
Bancos em ecopele com monograma Fiat .
,FIAT 500e
Fotogaleria
Os faróis, de formato ligeiramente mais elítico mas ainda icónico, são tecnológicos e modernos.
,Salão Automóvel de Genebra
Fotogaleria
O emblema personalizado “Portugal 1 de 500” é um dos pormenores que figura no novo 500 "La Prima".

Vivemos num tempo de reinvenção, onde são bem-vindas todas as mudanças positivas que contribuam para futuro mais sustentável, consciente e promissor. Com a chegada de uma nova era, a jóia da coroa da Fiat utiliza a sua popularidade para inspirar a mudança, tornando-se parte da solução.

Habituada a acompanhar o ritmo dos tempos, a italiana Fiat entra de forma triunfante nesta equação ao anunciar o lançamento do novíssimo 500 “La Prima”, o primeiro modelo 100% eléctrico da FCA (Fiat Chrysler Automobiles). Uma novidade que assinala a chegada da terceira geração do Fiat 500 e que vem acompanhada da maior lição de todos os tempos: é possível mudar o mundo, sem mudar a essência.

Para renascer é preciso recordar

Para desenhar o futuro do novo 500, a Fiat partiu das qualidades que fizeram deste modelo um ícone desejado desde a sua primeira geração. Em 1957, quando foi lançado, ofereceu liberdade e mobilidade a par de uma estética apelativa, o que para a época era extraordinariamente incomum e surpreendente. Nos anos sessenta, a inovação da Fiat representou uma mudança radical e marcou o nascimento de um bestseller intergeracional, que continua a ser apreciado mais de seis décadas depois, reinventando-se ao longo dos anos. Em 2007, quando apresentou a sua segunda geração, o Fiat 500 introduziu nos veículos citadinos o conceito de beleza e encanto, tendo-se tornado um símbolo de moda e de estilo italiano.

Foto
D.R.

Em constante evolução, o Fiat 500 tem vindo a inspirar artistas e músicos na última década e foi o pivô de mais de 30 séries especiais, aliando-se a marcas das mais variadas áreas. Num momento de mudança, a marca reinventa-se novamente e revela agora o novo 500 “La Prima” que marca a chegada de uma nova geração com um propósito maior: o da sustentabilidade.

O design de mão dada com a tecnologia

O casamento é perfeito e o resultado só podia ser memorável. Adaptado às novas exigências sociais que o futuro trará num momento histórico para a Humanidade, este modelo citadino mantém a elegância estética que o tornou num bestseller europeu. Ganhou espaço e novos equipamentos a bordo, optimizou-se a nível tecnológico, tornando-se parte da solução para o futuro por ser 100% eléctrico, com zero emissões.

Nunca conduzir será tão relaxante com este novo automóvel citadino. O novo 500 “La Prima” tem capacidade de oferecer uma autonomia de até 320 quilómetros em ciclo combinado WLTP (graças às baterias de iões de lítio de 42 kWh) e de 400 quilómetros num ciclo urbano. É também o primeiro citadino com sistemas condução autónoma de nível 2, o que significa um nível superior de segurança na mobilidade urbana, com três modos de condução: o Normal, Range e Sherpa, pensados para optimizar a eficiência e longevidade da bateria. Uma curiosidade? O nome deste último modo, o Sherpa, pediu emprestado o nome ao xerpa (em inglês, sherpa) dos Himalaias, encarregue de guiar toda a expedição até ao destino - tal como este modo de condução inteligente promete fazer.

Uma das maiores novidades é a possibilidade de carregamento a 85 kW de série com um carregador de bordo. Com recurso a uma tomada rápida, é possível recarregar até 80% da bateria em apenas 35 minutos ou, se preferir, obter capacidade para viajar 50 quilómetros com apenas 5 minutos de carga. E as vantagens não ficam por aqui: este modelo vem equipado com uma easyWallbox para carregamento fácil em casa (com recurso a uma tomada normal) e inclui ainda o cabo de Modo 3, para um carregamento prático em qualquer estação pública. Nunca mais vai ter de se preocupar se fica sem energia para chegar ao destino, há sempre uma solução à vista.

Relativamente à tecnologia, o novo 500 “La Prima” apresenta espantosas renovações capazes de tornar as viagens mais suaves e agradáveis. É o caso do sistema de Copiloto Fiat, que regula funções como a velocidade ou a distância de outros veículos, mas também acompanha o ritmo do trânsito na cidade facilitando a mobilidade urbana e permite um estacionamento sem stress. Impedir o condutor de adormecer (com um sensor detector de fadiga), travar de forma urgente ou até mesmo realizar uma chamada de emergência também são acções garantidas por este copiloto virtual.

➜​ Clique nos pontos assinalados na imagem para conhecer os detalhes

Ao nível da conectividade, a grande novidade é que este é o primeiro modelo da FCA equipado com o revolucionário sistema de informação e entretenimento UConnect 5, que recorre a um ecrã táctil (e brilhante!) de 10.25 polegadas. O novo 500 “La Prima” vem equipado com um Super Ecrã Cinerama que se adapta tanto a quem tem um smartphone iPhone como Android (Wireless Apple CarPlay ou Android Auto. Ter um bluetooth ultra rápido e um carregador wireless são qualidades que o elevam a um nível superior: com a aplicação Fiat App instalada no seu smartphone terá acesso a tudo.

Fresco, avançado e compacto, mas mais sinuoso e elegante, esteticamente o novo 500 “La Prima” é o mais requintado de sempre, e está disponível em três tons inspirados na Natureza: o Verde Ocean (nacarada, representa o mar) o Azul Celestial (tricamada, simboliza o céu) e o Cinzento Mineral (metalizada, evoca a terra). Ao nível do design apresenta detalhes inesquecíveis como faróis Full LED com assinatura 500, emblema dedicado, bancos em ecopele com monograma Fiat e contorno dos vidros ultra brilhante.

Três obras de arte, a mesma causa 

O novo 500 “La Prima” surge em três exclusivas versões, caracterizadas pelo estilo, pela criatividade e pela qualidade artesanal, e em colaboração com três empresas e marcas com o selo made in Italy – a Giorgio Armani, a Bvlgari e a Kartell. Autênticas obras-primas artísticas estes três exemplares únicos foram produzidos com a vontade e o compromisso de recorrer a materiais sustentáveis, naturais e reciclados.

➜​ Clique nos pontos assinalados na imagem e descubra o interior destas três obras-primas.

Estas colaborações, que têm como objectivo principal contribuir para um planeta mais verde, levarão à realização de um leilão solidário. Todos os proventos resultantes da venda destes três exemplares únicos – o 500 Giorgio Armani, o B.500 Mai Troppo da Bvlgari e o 500 Kartell – reverterão a favor de uma das organizações de defesa do ambiente, neste caso, de Leonardo DiCaprio. Activista ambiental há 20 anos, Leonardo DiCaprio alinhou o seu manifesto ecológico com o novo 500 “La Prima”. Na campanha de vídeo All-In, que apresenta o novo 500 “La Prima”, o actor californiano convida todos a darem o seu contributo, tal como a Fiat fez com o 500, e num outro vídeo, o Reincarnation, o actor conta a história do lançamento do 500, e da sua reinvenção ao longo dos anos.

A mensagem de esperança é sempre a mesma, e nunca perde actualidade: todos somos responsáveis por fazer escolhas mais ecológicas. Adquirir um automóvel amigo do ambiente pode ser uma forma excelente de começar a adoptar hábitos mais conscientes, de olhos postos no futuro. Está nas nossas mãos mudar o mundo.