Certificação: por si e pelo planeta

Convidamo-lo a partir connosco numa viagem pelo mundo da certificação, à descoberta do que ela pode trazer à sua vida. Está pronto?

Foto
Unsplash D.R.

Certificação. É uma palavra com um significado ambíguo para grande parte dos leitores. Mas por ser algo que pode ter um enorme impacto positivo na sua vida e na vida do planeta.

Está por toda a parte. Da alimentação à higiene e segurança no trabalho, passando pela agricultura, transportes, indústria, florestas e quase tudo o que o rodeia. Por todo o lado encontra marcas de certificação, nas quais nem repara, mas que certificam e garantem características como a segurança e a qualidade daquilo que come, daquilo que faz e na forma como o faz.

Vamos descodificar a palavra ‘certificar’? Certificar é validar. É atestar qualidade. É garantir segurança. E, assim, transmitir confiança. A certificação actua como um manto de protecção criado para salvaguardar os cidadãos, a terra que habitamos e o planeta. 

Do Alentejo para o mundo

Foi no coração do Alentejo, em Évora, há 21 anos, que nasceu um projecto quase familiar que depressa se expandiu para o norte do país e arquipélagos. Hoje são mais de 40 os elementos de uma ‘família’ chamada Certis, cujo trabalho chega a todos os cantos  (e casas!) de Portugal e já chega também além fronteiras.​

Foto
Sócios e gestores da CERTIS: Luís Vaz-Freire, Joaquim Marçal, Andreia Magalhães e João Vaz-Freire. D.R.

Missão: segurança da sua alimentação

Por detrás da Certis está uma sólida e experiente equipa de auditores que acompanham todas as fases das cadeias de produção, transformação e comercialização. Do campo à mesa.

Quer saber como é que tudo acontece? Peguemos no exemplo de um frasco de azeitonas biológicas. Até chegarem a sua casa, percorreram um caminho de respeito pela biodiversidade e pela natureza. As oliveiras cresceram numa terra livre de pesticidas e fertilizantes sintéticos. As azeitonas foram colhidas e preparadas sem recurso a conservantes químicos. E o embalamento e rotulagem feitos em condições que respeitam as menções obrigatórias do modo de produção biológico. Quem diz azeitonas, diz azeite, ovos, carnes, hortícolas, frutos variados, vinho, cereais, ervas aromáticas, chocolates, chás e muito mais daquilo que a terra nos pode dar.​

Foto
Colheita de amostra de vinho biológico para análise D.R.

Da próxima vez que for às compras e optar por produtos biológicos, repare no selo de certificação que obrigatoriamente estes produtos têm de ter. Este selo é a sua garantia de que aquele produto foi produzido, em toda a sua cadeia, segundo as normas do modo de produção biológico. E se no selo estiver escrito PT-BIO-05, então é porque foi auditado, controlado e certificado pela Certis.

A segurança alimentar é um valor não negociável e imprescindível para todos. A Certis certifica normas de higiene alimentar, procedimentos e processos para garantir essa segurança e a confiança nos produtos produzidos, de acordo com as normas internacionais recomendadas pelas cadeias de distribuição e retalho, como por exemplo IFS, BRCGS e FSSC22000.

Conheça esta equipa e saiba mais sobre certificação neste vídeo.

Leia os rótulos, pelo território, pela tradição e pela sustentabilidade

Quando opta, por exemplo, por um queijo, uma carne ou um azeite com um rótulo onde está escrito DOP (Denominação de Origem Protegida) ou IGP (Indicação Geográfica Protegida), está a contribuir para a preservação dos saberes e sabores segundo a tradição, a defender as raças autóctones ou variedades regionais e a contribuir para a manutenção de postos de trabalho nessas mesmas regiões.

Existem também normas internacionais que garantem a sustentabilidade de algumas espécies, assim como do ambiente. Repare nos rótulos dos produtos que compra. A menção MSC indica que o peixe é proveniente de uma pesca sustentável, assim como a menção FSC ou PEFC indica que o produto é proveniente de uma floresta gerida de forma sustentável.

A importância da certificação no trabalho

Não se certificam apenas produtos. Certificam-se também normas de higiene e segurança de trabalho e processos de gestão. Empresas que querem fazer mais e melhor recorrem a processos de certificação que servem para garantir as melhores condições de trabalho para os colaboradores, as melhores técnicas de gestão da empresa e comportamentos pró-ambientais.​

Restaurantes certificados e produtos Km Zero

Sabia que pode almoçar em família ou jantar com amigos num restaurante especial, em que os ingredientes usados nos pratos são produzidos num raio de poucos quilómetros, contribuindo para redução da pegada de carbono? O primeiro Guia de Restaurantes Certificados selecciona 84 restaurantes no Alentejo onde pode ter experiências genuínas e autênticas. De acordo com a sua preferência, só tem de escolher o tipo de refeição que deseja ter. Os restaurantes estão agrupados de acordo com quatro classificações que remetem para as experiências proporcionadas: tradicionais, típicos, familiares e contemporâneos. E em grande parte deles, encontra a ementa Km0 preparada com produtos produzidos e transformados na região.​

Foto
Acompanhamento do processo de extracção de cortiça D.R.

Por um planeta mais verde

Numa empresa de auditorias, controlo e certificação, como a Certis, é fundamental a aposta na sustentabilidade como um contributo para a preservação do planeta. Esta é uma missão posta em prática diariamente através das certificações. Assim é possível produzir de forma a preservar os solos e respeitar a natureza, limitar o uso de pesticidas e fertilizantes químicos, garantir uma melhor gestão da agricultura, da pecuária, da floresta e dos seus produtos e, consequentemente, garantir a segurança dos produtos produzidos. Estamos a falar, basicamente, de quase tudo o que tem em casa. Dos alimentos à roupa, passando por guardanapos, móveis e muito mais.

Nunca certificar fez tanto sentido. Num universo de incertezas ter a certeza é zelar. Por si próprio, por quem o rodeia e pelo planeta de todos nós.