“Alunos e professores já são diferentes quando pensam por si próprios”

“Senti uma certa resistência dos professores, e consequentemente dos alunos, em mudar hábitos pedagógicos, ainda que os mesmos não sejam produtivos”, admite Chrysi Rapanta, uma das responsáveis, em Portugal, pelo projecto europeu Diálogo e argumentação para a aquisição de Literacia Cultural nas escolas.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Chrysi Rapanta é investigadora da Universidade Nova de Lisboa e uma das responsáveis, em Portugal, pelo projecto europeu Diálogo e argumentação para a aquisição de Literacia Cultural nas escolas (DIALLS na sigla em inglês), em que participam mais de 600 alunos portugueses do pré-escolar ao secundário.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Chrysi Rapanta é investigadora da Universidade Nova de Lisboa e uma das responsáveis, em Portugal, pelo projecto europeu Diálogo e argumentação para a aquisição de Literacia Cultural nas escolas (DIALLS na sigla em inglês), em que participam mais de 600 alunos portugueses do pré-escolar ao secundário.