Escolas que mais reduziram chumbos dividiram alunos por nível de aprendizagem

Maioria das escolas que mais reduziram os chumbos optou por dividir os alunos em função das suas dificuldades. No âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, lançado por este Governo, assume-se que esta forma de organizar as turmas tem carácter temporário.

Foto
Alunos com mais dificuldades precisam de apoio mais personalizado Adriano Miranda

As escolas que mais reduziram as suas taxas de retenção nos últimos anos apostaram, na maioria dos casos, na criação temporária das chamadas “turmas de nível”, onde os alunos são agrupados em função do seu grau de dificuldade. Esta é uma das conclusões que emerge do relatório Acção Estratégica das 50 escolas que mais diminuíram o insucesso escolar no ensino básico que foi agora divulgado pelo Ministério da Educação.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As escolas que mais reduziram as suas taxas de retenção nos últimos anos apostaram, na maioria dos casos, na criação temporária das chamadas “turmas de nível”, onde os alunos são agrupados em função do seu grau de dificuldade. Esta é uma das conclusões que emerge do relatório Acção Estratégica das 50 escolas que mais diminuíram o insucesso escolar no ensino básico que foi agora divulgado pelo Ministério da Educação.