Com três partidos tecnicamente empatados, Fine Gael lidera com vantagem mínima na Irlanda

A sondagem mostra o Fine Gael com 22,4%, o Sinn Féin com 22,3% e o Fianna Fáil com 22,2%. Votos são contados no domingo.

Foto
LUSA/GERARD MCCARTHY

A contagem de votos das eleições gerais deste sábado na República da Irlanda promete ser agitada: as sondagens à boca da urna mostram os três principais partidos com resultados separados por apenas uma décima, avança a imprensa local.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A contagem de votos das eleições gerais deste sábado na República da Irlanda promete ser agitada: as sondagens à boca da urna mostram os três principais partidos com resultados separados por apenas uma décima, avança a imprensa local.

A sondagem encomendada pela televisão pública irlandesa RTÉ e outros media irlandeses mostra o partido de centro-direita Fine Gael, do actual taoiseach (primeiro-ministro) e líder do Governo, Leo Varadkar, com 22,4%, os nacionalistas de esquerda do Sinn Féin com 22,3% e o favorito pré-eleições Fianna Fáil, de centro direita, com 22,2%.

Em termos estatísticos, o resultado da sondagem (com uma margem de erro de 1,3% para mais ou para menos) significa um empate técnico na eleição do 33º Dáil, o parlamento irlandês, com 160 assentos.

Os resultados da sondagem atribuem ainda 7,9% ao Partido Verde, 4,6% ao Partido Trabalhista, 3,4% para os Sociais Democratas e 2,8% para o Solidariedade - Pessoas Antes do Lucro. Outras forças reuniram, no total, 14,5%, indica a sondagem.

As urnas encerraram às 22h deste sábado. Os votos só começarão a ser contados no domingo, relata a BBC.

O líder do Fianna Fail, Micheál Martin, e o actual primeiro-ministro, Leo Varadkar,​ rejeitaram a hipótese de formar governo com o Sinn Fein, o antigo braço político do grupo armado Exército Republicano Irlandês (IRA), escreve o The Guardian.

Fine Gael e FiannaFáil, sozinhos ou em alianças com forças mais pequenas – como o Partido Trabalhista, o Partido Verde ou os Democratas Progressistas (partido hoje extinto) –, têm governado o país desde os anos 30 do século XX.