Meo Rip Curl Pro Peniche: ir (e acampar) é o melhor remédio

Por estes dias todos os caminhos vão dar a Peniche. É por lá que está a elite do surf na etapa portuguesa da liga mundial. Motivo mais do que suficiente para se fazer à estrada e aventurar-se na procura da onda perfeita… surfada pelos melhores do mundo. Esta é a melhor terapia para fugir à rotina.

Kitesurf
Fotogaleria
Kolohe Andino ©Henrique Casinhas
Surfar
Fotogaleria
Filipe Toledo ©Henrique Casinhas
Fotogaleria
Jesse Mendes ©Henrique Casinhas
Surfar
Fotogaleria
Gabriel Medina ©Henrique Casinhas
Surfar
Fotogaleria
Michael Rodrigues ©Henrique Casinhas
Fotogaleria
Jordy Smith ©Henrique Casinhas
Fotogaleria
Meo Rip Curl Pro Peniche ©Henrique Casinhas

A elite mundial do surf está por estes dias em Peniche a participar no Meo Rip Curl Pro Peniche, a etapa portuguesa do World Surf League (WSL) – a liga mundial de surf que reúne os melhores dos melhores, homens e mulheres. A etapa de Peniche é a penúltima do campeonato que termina em Dezembro no Havai. Já antes passou por provas na África do Sul, Brasil, Austrália e Indonésia, entre outros países.

Um campeonato que se realiza naquela que é a meca portuguesa do surf até dia 28 de Outubro, e com provas importantes para decidir os campeões mundiais desta época, o que eleva o ambiente de festa e expectativa em seu redor. Afinal, não é todos os dias que se pode ver de perto o multicampeão Kelly Slater ou o bicampeão do mundo, o brasileiro Filipe Toledo ou ainda a havaiana Carissa Moore – que já foi campeã por três vezes (2011, 2013 e 2015), e que pode repetir o feito se vencer a prova portuguesa. E, claro, ver os portugueses em prova, como Frederico Morais.

Estes e outros surfistas de topo são os protagonistas de um espectáculo de manobras sobre as ondas absolutamente imperdível na praia de Supertubos, mesmo ao lado de Peniche. Uma cidade que vive, ainda mais do que no resto do ano, de olhos postos no mar.

Road trip até Peniche?

Há muitas formas de viajar até à cidade que é considerada a capital do surf em Portugal. Uma delas, inspirada pela vida de surfista, é ir à aventura e acampar pela zona. Melhor: acampar numa tenda rooftop com uma vista privilegiada sobre o mar (ou a natureza) numa viatura Jeep. É difícil encontrar melhor sinónimo de liberdade e aventura.

Foto
Campers é o novo serviço da Jeep em parceria com a Hertz. ©Henrique Casinhas

Lançado recentemente pela Hertz e Jeep, o serviço Campers junta o melhor de dois mundos: a mobilidade de uma autocaravana à simplicidade de uma tenda já que permite alugar os modelos Jeep Compass e Jeep Renegade com tendas instaladas no tejadilho para incursões dentro e fora de estrada. As tendas, previamente instaladas, montam-se e desmontam em menos de dois minutos e incluem um colchão de espuma para garantir o conforto. Uma opção perfeita para partir à aventura sozinho, acompanhado ou em família, sem ter de se preocupar com o alojamento, já que as tendas têm capacidade para alojar até três adultos ou dois adultos e duas crianças.

➜​Clique nos pontos assinalados na imagem e conheça todos os detalhes do serviço Campers.

Uma vez chegados a Peniche pode optar por estacionar o seu Jeep à beira de uma das praias de Peniche. Para ver a prova, na praia de Supertubos, ou se quiser um local com mais sossego por estes dias pode optar pela praia do Baleal com o seu areal branco. Sempre com a atenção de estacionar o seu carro em locais seguros e com o bónus de ter um vista privilegiada para o momento em que o sol desmaia no mar.
Na cidade há ainda a opção de utilizar um dos parques de campismo. A escolha depende do aventureiro cá há em cada um de nós.

Foto
©Henrique Casinhas

 

Onde estacionar

  • Parque Municipal de Campismo e Caravanismo de Peniche (Avenida Monsenhor R. S. Bastos, Peniche)

O parque de campismo municipal é uma das opções para estacionar o Jeep. Aproveite os preços de época baixa que vão de Outubro a Maio. Uma vez que o Meo Rip Curl Pro Peniche leva ao local muita gente e de todos os cantos da Europa, o melhor será entrar em contacto com o parque para saber da disponibilidade e especificidades da estada.

  • Área de Serviço para Autocaravanas de Peniche (Rua da Liberdade, 12, Peniche)

Este parque para autocaravanas fica localizado numa zona central de Peniche. Tem capacidade até 60 autocaravanas com alvéolos com área entre os 27 e os 43 metros quadrados. Com água, electricidade e ligação Wi-Fi. Também aqui se aconselha a um contacto prévio para saber da disponibilidade de lugar.

  • Peniche Praia Bugalows & Camping (Estrada Marginal Norte, Peniche)

Com vista para o mar este parque de campismo e autocaravanismo tem uma série de serviços mais próximo de um hotel, para uma estadia menos aventurosa e mais cómoda. Restaurante, piscina, Spa e balneários estão à disposição dos visitantes. Mais uma vez aconselha-se a confirmar disponibilidade e condições de estacionamento do seu Jeep.

 

Onde comer

Nada se faz de barriga vazia e, em Peniche há boas (e deliciosas) razões para explorar a gastronomia local. São muitos os restaurantes que existem na cidade uma multiplicidade de opções onde o ex-líbris da região é rei: o peixe, sobretudo a sardinha em tempo dela, e o marisco. Mas não só. Peniche também é conhecida pelos seus Esses, biscoitos tradicionais que podem ser uma óptima sugestão para comer enquanto vê os melhores surfistas do mundo a baterem-se pelo título. Entre ondas, sugerimos três locais para provar o melhor da cozinha local.

Foto
GettyImages
  • Tasca do Joel (Rua do Lapadusso 73, Peniche)

É uma das tascas mais famosas de Peniche, aclamada por muitos críticos gastronómicos que não se cansam de a apresentar como um dos melhores locais para comer. Por lá recomenda-se a salada de povo ou uns ovos rotos de bacalhau. Se preferir o tacho de búzios da tasca no forno também fica muito bem servido.

  • Marisqueira Mirandum (Rua Heróis do Ultramar, nº23, Peniche)

Não se pode falar de mar e de uma cidade com gentes dedicadas à pesca sem se falar de bom peixe e marisco. A marisqueira Mirandum é um negócio familiar e, a simpatia de quem atende conjugada com a qualidade dos produtos, fazem deste local uma das boas opções na cidade para uma refeição vinda do mar.

A visitar

E porque não aproveitar o intervalo das provas no Meo Rip Curl Pro Peniche para conhecer alguns dos pontos de interesse de Peniche? Por estes lados, a natureza parece ter sido bafejada pela sorte.

Foto
Berlengas GettyImages
  • Fortaleza de Peniche (Campo da República 609, Peniche)

Monumento nacional desde a década de 1930. Aqui encontra o Museu da Resistência e Liberdade onde são evocadas a memória da resistência antifascista e onde são contados os episódios sobre as fugas dos presos políticos daquela que era considerada a mais temida prisão do Estado Novo. Mesmo ao lado está o museu da cidade, como património arqueológico, histórico e etnográfico do local. Ambos merecem uma visita

  • Arquipélago das Berlengas

É impossível ignorar as pequenas três ilhas reserva natural da biosfera da Unesco desde 2011 - Berlenga (a única que é habitada), Estelas e Farilhões - que, em frente a Peniche, parecem antecipar as ondas que vão terminar na praia. Existem visitas guiadas e, se o tempo estar bom, vale a pena uma travessia de barco que dura cerca de 20 minutos a percorrer as 5,7 milhas que distam da costa.

  • Cabo Carvoeiro

No extremo da península de Peniche o Cabo Carvoeiro. Local com um pequeno miradouro e uma vista idílica junto às suas falésias calcárias. Mais um local para estacionar o Jeep e absorver a natureza no seu estado mais puro.