Número de mortos na Grécia sobe para 80

Supremo Tribunal abre inquérito às causas dos incêndios.

Fotogaleria

As autoridades gregas confirmaram, nesta quarta-feira, que morreram 80 pessoas nos incêndios florestais que deflagraram na Grécia desde a tarde de segunda-feira, diz a agência Reuters. 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As autoridades gregas confirmaram, nesta quarta-feira, que morreram 80 pessoas nos incêndios florestais que deflagraram na Grécia desde a tarde de segunda-feira, diz a agência Reuters. 

O Supremo Tribunal ordenou uma investigação à causa do incêndio, havendo suspeitas de que não havia planos de evacuação, diz a BBC.

A morte de um dos sobreviventes que estava internado no hospital, na manhã desta quarta-feira, fez aumentar o número de mortos, confirmou fonte dos bombeiros. Há pelo menos 187 feridos, 23 deles crianças. O número de desaparecidos é desconhecido. As buscas continuam.

A polícia fez quatro detenções na manhã desta quarta-feira por saques na aldeia de Neos Voutzas, nos arredores de Mati, uma das localidades mais afectadas pela catástrofe. De acordo com a edição inglesa do jornal  Ekathimerini, os suspeitos, com idades entre os 22 e os 26 anos, foram apanhados a forçar a entrada numa casa evacuada.

Os incêndios, que deflagraram a menos de 40 quilómetros de Atenas, capital da Grécia, destruíram centenas de casas. De acordo com o presidente da câmara de Rafina-Pikermi, Evangelos Bournous, há pelo menos 1500 casas destruídas e 2100 hectares de floresta queimados.

As equipas de salvamento montaram unidades móveis em Mati, Rafina e Kineta para distribuir comida às centenas de pessoas que perderam as casas.

Aos poucos começam a surgir dados sobre os que morreram. Entre eles estão dois polacos, mãe e filho, informou o Governo esta quarta-feira. 

Aumentar

Imagens recolhidas e partilhadas pelos satélites da NASA mostram a extensão de território queimado e os pontos que continuam a arder.

Os números ultrapassam a tragédia de 2007, uma das piores de que há registo no país, quando cerca de 70 pessoas morreram devido a incêndios no Peloponeso, a Sul da Grécia. 

"Não existem palavras para descrever o que estamos a sentir", disse o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras. "A Grécia está a atravessar um dos seus momentos mais difíceis."