Museu do Prado descobre um manuscrito de Goya num desenho sobre a Justiça

"Nem a todos convém a Justiça" é a inscrição que o pintor escreveu no verso de uma imagem intitulada Lux ex tenebris.

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"Legenda" no verso do desenho Lux ex tenebris Museu do Prado

Um título manuscrito por Francisco de Goya (1746-1828) foi descoberto no Museu do Prado, na parte de trás de uma imagem relacionada com a Justiça, informou esta quinta-feira a pinacoteca da instituição madrilena.

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Um título manuscrito por Francisco de Goya (1746-1828) foi descoberto no Museu do Prado, na parte de trás de uma imagem relacionada com a Justiça, informou esta quinta-feira a pinacoteca da instituição madrilena.

O documento, com o título "Nem a todos convém a justiça", foi descoberto no verso de uma imagem relacionada com a Justiça, que estava num álbum coberto por uma folha de papel cor-de-rosa, que ocultava aquela frase desde meados do século XIX, acrescentou o Prado.

A descoberta ocorreu durante os trabalhos de restauro relacionados com a feitura do catálogo raisonné dos desenhos de Goya – catálogo com listagem descritiva e anotada, imagens e documentos de contextualização da obra do artista – para a nova exposição que a Fundação Botín vai inaugurar no novo Centro Botín, em Santander, a 23 de Junho. Uma descoberta que, para o Museu do Prado, se reveste de uma "grande importância para compreender o sentido do desenho e a forma de pensar do autor".

"Este título é um exemplo da capacidade de Goya para interpretar a sociedade do seu tempo, em que as liberdades políticas e a Justiça, promovidas pela Constituição de Cádis [1812], não causaram o mesmo entusiasmo em toda a população", lê-se no comunicado do museu agora divulgado.

"Texto e desenho são também um sinal da importância da obra de Goya, que mantém a actualidade, já que as suas composições são emblemáticas do comportamento e da essência dos seres humanos", acrescenta o texto.

O desenho faz parte do Álbum C, realizado entre os anos da Guerra da Independência e a posterior repressão fernandina. Alguns autores têm, contudo, atrasado os anos finais do Triénio Liberal (1820-1823), alegando que os últimos desenhos podem estar relacionados com a restauração, em 1820, da Constituição de Cádis.

O álbum aborda temas distintos, que vão da vida quotidiana, com a presença de mendigos, até visões oníricas nocturnas.

Um grande grupo de originais é composto por desenhos de condenados pela Inquisição e contém cenas de crueldade nas prisões. Um outro conjunto de desenhos incide na crítica aos costumes das ordens monásticas, na representação da vida dos frades e no processo de secularização após os decretos de desvinculação. Por último, há um conjunto dedicado às liberdades políticas elaborado sob o entusiasmo que provocou a proclamação da Constituição de Cádis. Trata-se do álbum com maior número de desenhos e que está quase intacto, conservando-se no Museu do Prado 120 dos 126 desenhos conhecidos.

O Prado recorda que, "lamentavelmente, este álbum, como os restantes elaborados por Goya, foi desmembrado após a morte do pintor". Foi o seu filho Xavier que ficou encarregado de elaborar os desenhos em três álbuns, "seguramente já com o objectivo de os vender". "E um desses álbuns deu entrada no museu em 1872, proveniente do Museu da Trindade", refere o documento do Prado.

O desenho cujo título foi agora descoberto fazia parte de um álbum encadernado em pele vermelha, com folhas de papel rosa, que continha 186 desenhos variados, provenientes de diferentes álbuns, desde o de Sanlúcar ao de Bordéus, e que o museu espanhol da Trindade adquiriu, em 1866, a Román Garreta y Huerta.

No desenho intitulado Lux ex tenebris (Álbum C 117, D-4086), uma mulher com a Constituição de 1820 nas mãos personifica a Verdade que a todos ilumina contra as forças do Antigo Regime, representadas pelas sombras. Foi na parte de trás deste desenho que se encontrou o novo texto que comenta a ilustração seguinte do álbum: "Nem a todos convém a justiça" (Álbum C 118, D-4084).

Este desenho é o único que não tem título escrito por baixo da imagem, já que a composição cobre toda a folha de papel, motivo pelo qual talvez Goya o tenha escrito nas costas do anterior. O desenho dá conta das reacções que provoca a chegada da Justiça, com a Constituição liberal de Cádis de 1812. Nele, a balança, que resplandece como um sol que ilumina tudo, causa admiração e alegria entre os seus partidários, situados à esquerda, e temor, entre os seus detractores, à direita.