Alunos de desporto saúdam contagem de nota de Educação Física na média do secundário

Associação de Estudantes de Desporto propõe ao Ministério da Educação mais aulas de desporto.

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asm adriano miranda

A Associação de Estudantes de Desporto saudou nesta sexta-feira a decisão de voltar a contabilizar a nota de Educação Física na média de acesso ao Ensino Superior, pedindo agora à tutela mais aulas de desporto.

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A Associação de Estudantes de Desporto saudou nesta sexta-feira a decisão de voltar a contabilizar a nota de Educação Física na média de acesso ao Ensino Superior, pedindo agora à tutela mais aulas de desporto.

O anúncio do regresso da validade da nota de Educação Física foi anunciado no final da semana passada pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, estando neste momento o Ministério da Educação (ME) a estudar o dossier que prevê que a medida entre em vigor de forma faseada: no primeiro ano só para os alunos do 10.º ano, depois também para os do 11.º e finalmente para todos os alunos do ensino secundário.

O vice-presidente da Associação Nacional de Estudantes de Desporto (ANED), Rui Lacerda Magalhães, saudou a decisão do ME e espera que a tutela aumente o número de horas de aulas de Educação Física.

"Falta agora recuperar as horas lectivas que foram retiradas, e continuar a combater por uma posição central no currículo de todos os níveis de ensino, aliando o reconhecimento generalizado e amplamente aceite da literatura científica e pedagógica às práticas lectivas", diz Rui Lacerda Magalhães.

A disciplina deixou de contar para a ponderação da média final de conclusão do ensino secundário, nomeadamente no acesso ao ensino superior, em 2012. "Passados quatro anos e discutidos vezes sem contas os moldes de gestão da carga lectiva, validade dos conteúdos programáticos e qualidade pedagógica da formação do ensino secundário, foi finalmente anunciado o feliz retrocesso da decisão", recordou Rui Lacerda Magalhães.

A ANED volta a lembrar a importância do ensino da Educação Física como "fundamental para a formação holística dos alunos de todos os ciclos de estudos", sendo por isso importante que a disciplina tenha peso na ponderação do cálculo da média final de acesso ao ensino superior.