Livros

A Guerra dos Tronos: uma nova edição aumentada e um novo capítulo de The Winds of Winter

Vinte anos depois da edição do primeiro livro da saga, é lançado o novo ebook interactivo de A Game of Thrones com um capítulo do sexto livro - que é tão adiado quanto aguardado pelos fãs.
Fotogaleria

Ainda não há livro novo d’As Crónicas de Gelo e Fogo, nem um capítulo inédito, mas há uma edição especial com novos conteúdos, mapas e pepitas para os fãs, além de um trecho exclusivo de The Winds of Winter, o tão aguardado quanto adiado sexto livro da saga. Para assinalar o 20.º aniversário da publicação do primeiro livro de George R.R. Martin, a Apple lançou esta quinta-feira a versão electrónica e interactiva de A Guerra dos Tronos.

Atingiu o seu limite de artigos gratuitos

A Game of Thrones: Enhanced Edition está disponível (no inglês original) na loja iBooks e inclui, como o próprio nome indica, “um mundo de conteúdos adicionais”, nas palavras da editora americana, a Random House - que vão das pequenas notas assinaladas com uma coroa no texto, e que dão detalhes sobre as invulgares estações do ano no mundo de Martin ou sobre as casas nobres de Westeros, aos mapas móveis da autoria de Jonathan Roberts, ilustrações de Michael Komarck e áudio pelo intérprete dos audiolivros Roy Dotrice.

Algumas dessas imagens já são conhecidas dos leitores mais envolvidos, que tenham consumido livros como The Lands of Ice and Fire, e alguma da informação “enciclopédica” sobre o mundo de fantasia onde dragões e criaturas de gelo convivem numa sociedade medieval também é reconhecível de “atlas” como The World of Ice and Fire.

É, ainda assim, “um passo em frente espantoso no mundo dos livros”, diz o autor, George R.R. Martin, dias depois de ganhar mais um Emmy pela série televisiva que o seu volumoso produto literário originou. “Entramos num novo período na história da edição literária”, defende Martin num comunicado amplamente citado, explicando que “o livro digital dá aos leitores a possibilidade de experienciar toda a riqueza deste material secundário”, que vai desde a heráldica das casas nobres ficcionais às árvores genealógicas. “Tudo o que vos confunde, tudo o que queiram saber mais, está na ponta dos vossos dedos”, promete o escritor, criador de um mundo ficcional conhecido pela sua vastidão e complexidade.

Especial A Guerra dos Tronos: Voltamos aos Sete Reinos

A edição especial vem evidenciar uma vez mais quanto tempo passou entre o início da saga literária – que foi primeiro um lançamento relativamente morno e depois, graças ao passa-palavra, um fenómeno literário crescente, primeiro no segmento do fantástico, depois na literatura mainstream - e a espera pelo sexto e penúltimo livro das Crónicas. Num ano em que o tema esteve inevitavelmente em cima da mesa pela ultrapassagem que a série televisiva fez da narrativa base, a dos livros, pelo adiamento da publicação de The Winds of Winter, a edição especial do primeiro livro traz um capítulo do sexto livro. O capítulo, Mercy, já esteve no site de Martin, que tem o hábito de libertar algumas páginas do novo tomo ou de ler capítulos nas convenções onde está presente, mas foi retirado e agora é um exclusivo da edição iBooks.

Porém, na versão televisiva da narrativa, a série da HBO misturou em vários episódios da quinta temporada o foco deste capítulo literário – Arya Stark e as suas diatribes na Casa de Preto e Branco. As Crónicas de Gelo e Fogo são actualmente um caso singular na narratologia, pelo facto de a sua versão original inacabada ter agora sido ultrapassada e completada pela sua versão televisiva mais célere, lançando questões sobre o cânone, mas também sobre a noção partilhada de autoria.

A esta iniciativa de aniversário seguir-se-ão outras, com os volumes seguintes (em Portugal, editados pela Saída de Emergência, foram divididos em duas partes, num total de dez livros) a serem editados a 27 de Outubro (A Fúria dos Reis), 15 de Dezembro (A Tormenta de Espadas), 2 Fevereiro (O Festim dos Corvos) e 30 de Março de 2017 ( A Dança dos Dragões).

A data de publicação continua uma incógnita. “Até agora nada foi fechado no que toca à publicação… mas quando o livro estiver pronto, isso será anunciado no site de George” R.R. Martin, disse ao Guardian a sua editora britânica Harper Collins.