E da urina fez-se água potável

Com o slogan Chichi pela Ciência, uma equipa recuperou mil litros de água, que agora terão um uso apreciado na Bélgica.

Fotogaleria

Uma equipa de cientistas da Universidade de Gante, na Bélgica, anunciou a criação de uma máquina que transforma urina em água potável e fertilizante usando energia solar – uma solução que pode ser aplicada em zonas rurais e países em desenvolvimento.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Gante, na Bélgica, anunciou a criação de uma máquina que transforma urina em água potável e fertilizante usando energia solar – uma solução que pode ser aplicada em zonas rurais e países em desenvolvimento.

Apesar de haver outras opções para tratar águas residuais, o sistema aplicado pela Universidade de Gante utiliza uma membrana especial e, segundo a equipa, é eficiente do ponto de vista energético e pode ser aplicado em zonas onde não existe rede eléctrica. “Conseguimos recuperar fertilizante e água potável da urina utilizando simplesmente um processo simples e energia solar”, disse o investigador Sebastiaan Derese.

A urina é recolhida num grande tanque e é aquecida antes de passar através de uma membrana, onde a água é recuperada e nutrientes como o potássio, azoto e fósforo são separados. Com o slogan Pee for Science (algo como Chichi pela Ciência), a equipa instalou recentemente a máquina, durante dez dias, num festival de música e teatro no centro de Gante – e recuperou mil litros de água da urina dos festivaleiros. O objectivo é instalar versões maiores da máquina em locais de desporto e aeroportos, mas também levá-las para uma comunidade rural de países em desenvolvimento onde é raro o abastecimento de fertilizantes e de água potável, adiantou Sebastiaan Derese.

Foto
Água recuperada da urina FRANCOIS LENOIR/Reuters

À semelhança de iniciativas anteriores em que esta equipa de cientistas esteve envolvida, a água recuperada durante o festival vai ser usada para produzir uma das especialidades muito apreciadas na Bélgica – cerveja. E a cerveja tem mesmo direito a um nome especial: “Chamámos-lhe Do Caneiro para o Cervejeiro [“We call it from sewer to brewer”], contou o investigador.