Cinemas britânicos recusam anúncio com Pai Nosso na estreia de Guerra das Estrelas

A Igreja de Inglaterra diz, em comunicado, que está “desconcertada” com a decisão.

Um anúncio da Igreja de Inglaterra dedicado à oração Pai Nosso acaba de ser recusado pelas três principais cadeias de cinema britânicas sob o argumento de que pode ser ofensivo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Um anúncio da Igreja de Inglaterra dedicado à oração Pai Nosso acaba de ser recusado pelas três principais cadeias de cinema britânicas sob o argumento de que pode ser ofensivo.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o anúncio, com 60 segundos, estava previsto para ser exibido antes do filme Guerra das Estrelas: o Despertar da Força, que estará nos ecrãs do Reino Unido a 18 de Dezembro e já bateu os recordes de venda avançada de bilhetes naquele país.

A Igreja de Inglaterra diz, através de um comunicado, que está “desconcertada” com a decisão, acrescentando que é “bastante tola” e pode ter um “efeito assustador” na liberdade de expressão.

O anúncio foi feito para promover o lançamento do site JustPray.uk, que quer renovar a oração na era digital. “A perspectiva de um evento cultural multigeracional apresentado pela estreia de Guerra das Estrelas: o Despertar da Força a 18 de Dezembro, uma semana antes do Natal, é uma oportunidade demasiado boa para desperdiçar e estamos desconcertados com a decisão dos cinemas”, explica o reverendo Arun Arora, director de Comunicaçação da Igreja de Inglaterra.

Segundo o jornal The Independent o anúncio foi recusado pela Digital Cinema Media, uma agência que coloca publicidade nas três grandes cadeias de exibidores na Grã-Bretanha. A empresa diz que tem como política não passar anúncios relacionados com crenças, especialmente aqueles com conteúdo político ou religioso.

A autorização para a exibição do anúncio foi dada pela Cinema Advertising Authority e pelo British Board of Film Classification, mas as cadeias Odeon, Cineworld e Vue, exibidores que detêm 80% dos ecrãs em todo o país, argumentam, segundo o Guardian, que o anúncio “traz o risco de pertubar, ou ofender, audiências”.

O filme Prayer is for Everyone mostra vários cristãos a dizer uma frase do Pai Nosso, a oração mais conhecida do cristianismo. Arranca com o arcebispo da Cantuária a passear num jardim enquanto uma voz off reza, passa para um cemitério onde um jovem põe flores numa campa, e continua mostrando refugiados, crianças na escola, desportistas, todos dizendo o Pai Nosso. “O Pai Nosso é rezado por milhares de milhões de pessoas à volta do globo todos dos dias e neste país faz parte da vida quotidiana há séculos. A oração permeia todos os aspectos da nossa cultura, das canções pop e réquiens às reuniões diárias e comemorações nacionais. Para milhões de pessoas na Grã-Bretanha, a oração é uma constante parte da sua vida quer como parte do Dia de Acção de Graças e celebrações, ou como companhia nas horas mais negras”.