O pai tirano e a abelha-mestra

A história é menos interessante que o tratamento, mas Alice Rohrwacher sabe muito bem o que está a fazer.

Foto

É um filme literalmente “à flor da pele”, que se cola aos corpos e aos rostos dos seus actores (mas sem nunca os assoberbar à la Dardenne), que lhes dá todo o tempo e todo o espaço para construírem as suas personagens. É pena que essa sensibilidade, e a atracção de Rohrwacher pelas histórias de adolescentes em transição, se perca depois numa trama extremamente previsível, à volta de uma família de apicultores liderada por um “pai tirano” nos confins da Etrúria e da super-responsável filha mais velha na fronteira da idade adulta – tornando O País das Maravilhas numa espécie de “inversão rural” do Reality de Matteo Garrone, ou numa leitura caseirinha do apocalíptico Noé de Darren Aronofsky.

Em qualquer caso, o que aqui se vê é suficientemente conseguido para esperar muito desta jovem realizadora.


A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

É um filme literalmente “à flor da pele”, que se cola aos corpos e aos rostos dos seus actores (mas sem nunca os assoberbar à la Dardenne), que lhes dá todo o tempo e todo o espaço para construírem as suas personagens. É pena que essa sensibilidade, e a atracção de Rohrwacher pelas histórias de adolescentes em transição, se perca depois numa trama extremamente previsível, à volta de uma família de apicultores liderada por um “pai tirano” nos confins da Etrúria e da super-responsável filha mais velha na fronteira da idade adulta – tornando O País das Maravilhas numa espécie de “inversão rural” do Reality de Matteo Garrone, ou numa leitura caseirinha do apocalíptico Noé de Darren Aronofsky.

Em qualquer caso, o que aqui se vê é suficientemente conseguido para esperar muito desta jovem realizadora.


The partial view '~/Views/Layouts/Amp2020/ARTIGO_CINEMA.cshtml' was not found. The following locations were searched: ~/Views/Layouts/Amp2020/ARTIGO_CINEMA.cshtml
ARTIGO_CINEMA