Volvo constrói primeira fábrica nos Estados Unidos

Fabricante sueco investe 500 milhões de dólares para aumentar vendas no mercado americano.

Foto
Objectivo da Volvo é vender 100 mil veículos por ano nos Estados Unidos Lucas Jackson/Reuters

“A empresa tem uma lista de localizações potenciais e os detalhes completos sobre a nova fábrica serão anunciados numa fase posterior”, indica o fabricante, em comunicado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“A empresa tem uma lista de localizações potenciais e os detalhes completos sobre a nova fábrica serão anunciados numa fase posterior”, indica o fabricante, em comunicado.

A Volvo tem duas fábricas na Europa, em Gotemburgo e em Gand (na Bélgica), três na China (Chengdu, Chonqing e Zhangjiakou) e outra em Kuala Lumpur, na Malásia, onde finaliza os veículos com condução à esquerda. Todos os automóveis vendidos nos Estados Unidos são importados.

Na maior economia do mundo, o fabricante sueco é um pequeno operador e em 2014 viu as vendas recuar 0,4% para 58 mil veículos, indica a AFP. Entre 1999 e 2010 a Volvo fazia parte da Ford, que concentrava o seu esforço na venda desta marca. Comprada pelos chineses Geely em 2010, a Volvo só conseguiu voltar aos lucros em 2013. O ano passado bateu todos os recordes de vendas.

“A Volvo tornou-se num construtor de automóveis verdadeiramente global, com uma presença industrial nos três continentes-chave”, sublinhou, em Janeiro, o director para aos EUA Lex Kerssemakers. No continente americano, a médio prazo, o objectivo é vender 100 mil automóveis por ano.