Taschen lança livro com imagens inéditas de John Lennon e Yoko Ono

O fotógrafo japonês Kishin Shinoyama, autor da imagem de Lennon e Yoko Ono beijando-se no Central Park, escolhida para a capa do álbum a meias Double Fantasy (1980), revela agora em livro as centenas de imagens que captou nesse dia.

Foto
Capa do álbum Double Fantasy

O fotógrafo passou um dia com o fundador dos Beatles e com Yoko Ono no Outono de 1980, primeiro acompanhando-os numa sessão de gravação, e depois passeando com eles ao fim da tarde no Central Park, em Nova Iorque.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O fotógrafo passou um dia com o fundador dos Beatles e com Yoko Ono no Outono de 1980, primeiro acompanhando-os numa sessão de gravação, e depois passeando com eles ao fim da tarde no Central Park, em Nova Iorque.

Ao todo, Shinoyama tirou cerca de 800 fotografias, mas só uma se tornaria célebre. Quando o casal se sentou num banco, o fotógrafo pediu-lhes que se beijassem, e a imagem desse beijo acabaria na capa do álbum Double Fantasy, que os dois músicos lançaram em Novembro de 1980, escassas semanas antes da morte de Lennon. A fotografia foi originalmente tirada a cores, mas seria posteriormente convertida numa imagem a preto e branco para a capa do álbum em vinil.  

A ideia deste livro partiu de Yoko Ono, após ter visitado, em Tóquio, uma exposição comemorativa do 30.º aniversário do lançamento de Double Fantasy. Shinoayama explica que Yoko Ono lhe enviou um mail a dizer que fora encontrar na exposição muitas fotografias que não via há 30 anos. “Obrigado por estas imagens do tempo mais feliz da minha vida”, escreveu Yoko Ono ao fotógrafo, terminando com um desafio: “Que tal fazer um livro de fotografias com estas imagens?”.

Shinoayama aceitou a sugestão e o resultado é esta edição de luxo da Taschen, cuja tiragem normal será de apenas 1980 exemplares, um número presumivelmente escolhido por corresponder ao ano em que as imagens foram captadas, o ano da morte de John Lennon.

Além desta edição, assinada por Yoko Ono e pelo fotógrafo, e que custará 500 euros, a Taschen lançará ainda duas edições especiais assinadas por Kishin Shinoyama e acondicionadas em caixas próprias, cada uma com 125 exemplares e com o preço de 1.250 euros.