Tabu, de Miguel Gomes, é um dos melhores filmes desde 2010

Site norte-americano de cinema Fandor promoveu votação através da Internet. Mistérios de Lisboa e Cavalo Dinheiro também citados.

Foto
Tabu, de Miguel Gomes DR

A lista do Fandor foi estabelecidae divulgada no final da semana passada, através da votação on line de cerca de 300 cinéfilos, com mais de um terço deles (103 votos) a identificar A Árvore da Vida, de Terrence Mallick, como o melhor filme dos últimos cinco anos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A lista do Fandor foi estabelecidae divulgada no final da semana passada, através da votação on line de cerca de 300 cinéfilos, com mais de um terço deles (103 votos) a identificar A Árvore da Vida, de Terrence Mallick, como o melhor filme dos últimos cinco anos.

O top ten do Fandor segue com os seguintes filmes: Cópia Certificada, de Abbas Kiarostami (91 votos); O Mentor, de Paul Thomas Anderson (76 votos); Margaret, de Kanneth Lonergan (68 votos); Holy Motors, de Leos Carax (66 votos); Uma Separação, de Asghar Farhadi (64 votos); Debaixo da Pele, de Jonathan Glazer (61 votos); A Propósito de Llewyn Davis, de Joel e Ethan Coen (59 votos); Uncle Boonmee who Can Recall his Past Lives, de Apichatpong; Weerasethakul (45 votos) e Boyhood – Momentos de uma Vida, de Richard Linklater (44 votos) filme em exibição nas salas portuguesas e um dos vencedores dos Globos de Ouro deste domingo.

O Fandor publica, de seguida, a lista total dos 491 filmes citados até ao dia 8 de Janeiro: é aqui que surge, em 24.º lugar, Tabu (com 24 votos, ex aequo com A Emigrante, de James Gray, e Spring Breakers: Viagem de Finalistas, de Harmony Korine), um dos filmes mais premiados nacional e internacionalmente do cinema português contemporâneo. Antes, na 16.ª posição (32 votos), surge Mistérios de Lisboa, a adaptação feita por Raul Ruiz do romance de Camilo Castelo Branco.

Paralelamente a esta classificação dos frequentadores do site norte-americano, o crítico Kevin B. Lee publica a sua lista pessoal dos dez melhores filmes da última meia década, que é encabeçada pela obra de Abbas Kiarostami, mas que no quarto lugar inclui o mais recente filme de Pedro Costa, Cavalo Dinheiro (2014) – entre estes dois títulos, estão Consuming Spirits (2012), de Chris Sullivan, e o filme de Jean-Luc Godard, Adeus à Linguagem (2014), actualmente em exibição em Portugal.