Smart Travel junta estrategas internacionais e mostra Nordeste Transmontano

Durante quatro dias, o debate sobre a inovação em territórios de baixa densidade vai ter como palco Bragança e Mirandela.

Foto
Depois das conferências, os convidados vão conhecer um pouco das riquezas da região transmontana Luís Efigénio

Durante quatro dias, entre 4 e 7 de Dezembro, o Smart Travel2014 junta nesta região perto de três dezenas de especialistas na área do turismo, tecnologia e inovação, num congresso que contabiliza mais de 300 inscrições, segundo a organização.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Durante quatro dias, entre 4 e 7 de Dezembro, o Smart Travel2014 junta nesta região perto de três dezenas de especialistas na área do turismo, tecnologia e inovação, num congresso que contabiliza mais de 300 inscrições, segundo a organização.

Técnicos de autarquias, investigadores, estudantes e institucionais de Portugal e outros países estão inscritos no evento organizado pelas associações de desenvolvimento local Desteque e Corane para partilhar conhecimento, experiência e soluções inteligentes n o Turismo, recursos endógenos, adotar tecnologia e processos inovadores para a promoção e desenvolvimento de "Destinos Inteligentes" em territórios e baixa densidade populacional, como o Nordeste Transmontano.

Os primeiros dois dias são preenchidos com conferências nas cidades de Bragança e Mirandela, nas quais "serão debatidos a integração e o cruzamento de muitas temáticas que estão hoje na ordem do dia nas grandes cidades do mundo, como a Internet das Coisas, o Big Data mas também a criatividade e cultura, o planeamento urbano, a sustentabilidade energética e ambiental, a economia e as ferramentas de comunicação e marketing".

Numa nota enviada às redacções, a organização confirma a presença de Boyd Cohen, estratega urbano e climático que promete "desafiar o Nordeste de Portugal para a implementação de um projeto-piloto em termos mundiais, que ajude este território a usar a inteligência a favor do desenvolvimento".

Entre os oradores estão vários nomes da vizinha Espanha, como o presidente da cidade de Santander e da Rede Espanhola de Cidades Inteligentes, Iñigo de la Serna, e Manuel Santona o responsável pelas Tecnologias de Informação da cidade de Barcelona, apontada como "uma das cidades de referência quando se fala de tecnologia e desenvolvimento".Outros nomes confirmados são Nick Hall, "um guru da estratégia online e
mobile com especial ênfase para projectos de destinos turísticos", Lorenzo Cantoni, presidente da Federação Internacional das Tecnologias de Informação nas Viagens e Turismo (IFITT), Steve Lewis, fundador da Living PlanIT ou Carlos Moreno, consultor científico do presidente da Cofely INEO.

Os dois últimos dias oferecem aos participantes experiências que visam promover a região, mostrando "todo o potencial turístico do Nordeste, desde a gastronomia, paisagem, cultura, folclore, património, natureza, mas também soluções de inteligência como empresas e edifícios sustentáveis". Para estas excursões foram convidados operadores turísticos, jornalistas e bloggers nacionais e internacionais, entre os quais tem presença confirmada o australiano Tom Rooney, que escreve sobre destinos e viagens com seguidores em todo o mundo.

Estas experiências vão ainda permitir participar na "criação" de novas obras que autores de Arte Urbana, a londrina Zabou e o português Bordalo II, vão deixar em Bragança num mural da capital de distrito. O Smart Travel será transmitido em direto na Internet, as conferências terão tradução em simultâneo e reserva também espaço para demonstração de produtos e serviços.