Ferro avisa que no PS não há nomes proibidos: “Isto não é o Partido Comunista da URSS”

Líder da bancada socialista justifica por que elogiou José Sócrates no seu discurso de encerramento do debate do Orçamento do Estado para 2015.

Foto

Eduardo Ferro Rodrigues falava aos jornalistas após a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2015 ter sido aprovada na generalidade com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS, contra da oposição e a abstenção do deputado do CDS/Madeira Rui Barreto.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Eduardo Ferro Rodrigues falava aos jornalistas após a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2015 ter sido aprovada na generalidade com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS, contra da oposição e a abstenção do deputado do CDS/Madeira Rui Barreto.

Questionado sobre os motivos que o levaram a incluir elogios ao ex-primeiro-ministro José Sócrates no seu discurso de encerramento do debate do orçamento, o líder da bancada socialista respondeu: "O PS tem um presente, um futuro e um passado, do qual me orgulho de ter feito parte como secretário- geral."

"Referi José Sócrates a propósito de ele ter resistido até ao fim à questão da necessidade de uma intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do conjunto da troika em Portugal. Isso é uma verdade histórica provada", advogou o líder da bancada socialista. Mas o presidente do grupo parlamentar do PS foi ainda mais longe em defesa do contexto em que citou Sócrates e salientou que repetirá a menção ao ex-primeiro-ministro sempre que considerar justificável.

"Não há nomes proibidos no PS; era só o que faltava. Não há nomes que tenham sido eliminados no PS. Isto não é propriamente o Partido Comunista [da extinta] União Soviética, em que se eliminavam as fotografias das pessoas que caíam em determinadas posições como [Leon] Trotsky", reagiu o ex-secretário-geral socialista.

Confrontado com as críticas feitas pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, sobre questões por esclarecer entre os socialistas, designadamente sobre a "assombração" de José Sócrates, Ferro Rodrigues usou o humor. "O dr. Paulo Portas tem sempre alguma graça. Mas hoje, por acaso, até me pareceu que não estava nos seus melhores dias, talvez por causa do jet lag", comentou, numa alusão à recente visita oficial que o vice-primeiro-ministro e o titular da pasta da Economia, Pires de Lima, fizeram ao México.

De acordo com Ferro Rodrigues, "o futuro demonstrará que o programa que o PS vai apresentar não tem que ver com o passado, porque não se podem repetir situações em momentos que são completamente diferentes". “António Costa [candidato socialista a primeiro-ministro] vai apresentar o manifesto para secretário-geral do PS no dia 6 de Novembro e desenvolver-se-á ao longo de várias semanas todo o processo de construção do programa. Isso é uma coisa que o PS fará quando entender e não quando o PSD e CDS pressionam", advertiu.

Ferro Rodrigues considerou depois que ao longo dos dois dias de debate orçamental na generalidade "ficou amplamente justificado o voto contra do PS".

"Para a semana, haverá o trabalho com as comissões para preparar propostas para a especialidade, que será um segundo momento antes da votação final global do Orçamento. Também não é por vontade da maioria PSD/CDS que apresentaremos as propostas. Apresentaremos as propostas quando entendermos que devemos apresentar", insistiu Ferro Rodrigues.