Quatro voos da Air France com destino e partida de Lisboa cancelados

Companhia francesa entra na segunda semana de protestos.

Foto
Esta é a maior greve da operadora francesa, desde a greve de 1998. REUTERS/Jean-Paul Pelissier

Os voos com partida de Lisboa, previstos para as 6:00 e para as 15:25 foram cancelados, assim como as ligações de Paris para a capital portuguesa agendados para as 14:35 e 22:20.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os voos com partida de Lisboa, previstos para as 6:00 e para as 15:25 foram cancelados, assim como as ligações de Paris para a capital portuguesa agendados para as 14:35 e 22:20.

A companhia aérea francesa Air France anunciou, na sexta-feira, que ia cancelar 59% dos voos previstos para hoje devido à greve dos pilotos que protestam contra o plano de reestruturação da subsidiária de baixo custo Transavia.

A operadora aérea de bandeira da França prevê uma adesão à greve de 65% dos pilotos, que no sábado decidiram prolongar a greve iniciada na passada segunda-feira até a próxima sexta-feira, depois do fracasso das reuniões entre a direcção e os trabalhadores.

Cada dia de greve representa um prejuízo entre 10 a 15 milhões de euros, segundo dados da empresa, que tem aconselhado os viajantes a adiar os voos para depois da greve, que termina dia 26 de Setembro.

Os pilotos, que consideram que as suas condições laborais irão sofrer uma deterioração, opõem-se à transferência dos comandantes para a nova companhia aérea de baixo custo e criticam que esta seja constituída como uma empresa sujeita às regras do direito europeu, e não francês, o que levará à deslocalização dos postos de trabalho.

A paralisação é considerada a maior, desde a greve de pilotos realizada em 1998.