O progressivo desaparecimento de uma personagem

Foto

Dito de outra forma: aquilo que Anton Corbjin parece filmar, o progressivo desaparecimento de uma personagem (plano final desta adaptação do romance de John Le Carré), é mesmo a vertigem de uma natureza trágica que o filme conseguiu agarrar, e que nele se adensa por mérito próprio (do filme), ou esta personagem em fuga, que mal parece conseguir entrar, é apenas o resultado de um formato de convenção em dificuldades que obriga as personagens/actores a fazerem figuras de convidados do seu próprio show e o resto é, afinal, a memória do espectador, aquilo que ele sabe sobre Philip Seymour Hoffman, a ajudar? Dificilmente se poderá responder a isto, pode-se suspeitar. Que (e isto sem cinismo) O Homem Mais Procurado “beneficia” com a morte de Hoffman; a sua “qualidade” é, se calhar, o resultado de um “defeito” – se olharmos para o lado de Hoffman, vemos o mesmo, em mais desassombrado e esquálido, porque sem possibilidade de alimentado a tragédia, vemos Willem Dafoe, actor/personagem também com existência intermitente. 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Dito de outra forma: aquilo que Anton Corbjin parece filmar, o progressivo desaparecimento de uma personagem (plano final desta adaptação do romance de John Le Carré), é mesmo a vertigem de uma natureza trágica que o filme conseguiu agarrar, e que nele se adensa por mérito próprio (do filme), ou esta personagem em fuga, que mal parece conseguir entrar, é apenas o resultado de um formato de convenção em dificuldades que obriga as personagens/actores a fazerem figuras de convidados do seu próprio show e o resto é, afinal, a memória do espectador, aquilo que ele sabe sobre Philip Seymour Hoffman, a ajudar? Dificilmente se poderá responder a isto, pode-se suspeitar. Que (e isto sem cinismo) O Homem Mais Procurado “beneficia” com a morte de Hoffman; a sua “qualidade” é, se calhar, o resultado de um “defeito” – se olharmos para o lado de Hoffman, vemos o mesmo, em mais desassombrado e esquálido, porque sem possibilidade de alimentado a tragédia, vemos Willem Dafoe, actor/personagem também com existência intermitente. 

The partial view '~/Views/Layouts/Amp2020/ARTIGO_CINEMA.cshtml' was not found. The following locations were searched: ~/Views/Layouts/Amp2020/ARTIGO_CINEMA.cshtml
ARTIGO_CINEMA