No conforto do cliché

Os filmes em puzzle de histórias de Paul Haggis são formas de embalar o episódico e o irrelevante.

Foto
Embalar: com a estrutura de diferentes histórias, puzzle em que o argumentista Haggis vai forçando rimas, tons, ecos, fica criada no espectador a ilusão de ressonância, de profundidade, mas depois o realizador Haggis está sempre (involuntariamente) a expor a falsidade, incapaz de ser hábil a mascarar a pequenez do interior. Os seus filmes (desde logo Colisão, Óscar em 2006) têm a existência de um ersatz. Na Terceira Pessoa, ainda por cima, nunca justifica porque é que as várias histórias, outras tantas formas de um escritor fazer a catarse de traumas e culpas (a morte, a infidelidade, o egoísmo), se passam em Paris, Nova Iorque, Roma — vê-se sempre com a desagradável sensação de que para Haggis Paris é a Torre Eiffel e Roma um submundo de ruas antigas de faca e alguidar. 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Embalar: com a estrutura de diferentes histórias, puzzle em que o argumentista Haggis vai forçando rimas, tons, ecos, fica criada no espectador a ilusão de ressonância, de profundidade, mas depois o realizador Haggis está sempre (involuntariamente) a expor a falsidade, incapaz de ser hábil a mascarar a pequenez do interior. Os seus filmes (desde logo Colisão, Óscar em 2006) têm a existência de um ersatz. Na Terceira Pessoa, ainda por cima, nunca justifica porque é que as várias histórias, outras tantas formas de um escritor fazer a catarse de traumas e culpas (a morte, a infidelidade, o egoísmo), se passam em Paris, Nova Iorque, Roma — vê-se sempre com a desagradável sensação de que para Haggis Paris é a Torre Eiffel e Roma um submundo de ruas antigas de faca e alguidar. 

Object reference not set to an instance of an object.
ARTIGO_SIMPLES