Manuscrito de Like a Rolling Stone vendido por dois milhões de dólares

O poema de Bob Dylan — e a canção que lhe deu corpo — é um dos momentos fundadores da cultura popular do último século.

Fotogaleria

A letra original manuscrita por Dylan, que o tornou um ícone do rock, foi à praça através da leiloeira Sotheby´s com um valor base que oscilava entre um e os dois milhões de dólares.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A letra original manuscrita por Dylan, que o tornou um ícone do rock, foi à praça através da leiloeira Sotheby´s com um valor base que oscilava entre um e os dois milhões de dólares.

Like a Rolling Stone foi nomeada pela revista Rolling Stone como a maior entre as 500 maiores canções de todos os tempos, e a leiloeira Sotheby´s, por seu turno, afirmou que este poema transformou o curso da música pop no século XX.

"O Santo Graal das letras do rock tomou o seu lugar de direito como o manuscrito da música popular mais caro vendido em leilão", disse Richard Austin, da Sotheby´s.

"Estou muito feliz por ver tantos coleccionadores reconhecendo a importância desta letra como uma obra de história cultural do século XX", disse Austin à AFP.

Outro poema autógrafo de Dylan, o hino de protesto A Hard Rain a-gonna Fall, foi arrematado por 485 mil dólares.

No mesmo leilão, uma guitarra de John Lennon alcançou os 305 mil dólares e um "macacão pavão" usado por Elvis Presley foi vendido por 245 mil dólares.

Entre as peças não arrematadas consta um piano usado por John Lennon quando gravou o álbum Imagine, que foi à praça com uma licitação entre os 100 mil e os 200 mil dólares.