Casa da Música tem mais de 90 eventos no Verão e muitos deles gratuitos

Foto
Casa da Música Manuel Roberto

O director artístico, António Jorge Pacheco, explicou esta quinta-feira à Lusa que o objectivo da Casa da Música é “abrir-se e dar-se a conhecer” à cidade e à região.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O director artístico, António Jorge Pacheco, explicou esta quinta-feira à Lusa que o objectivo da Casa da Música é “abrir-se e dar-se a conhecer” à cidade e à região.

“No período de Verão, temos uma programação diferente, mais festiva e informal e, pelas temperaturas e vinda de turistas, é a época ideal para sairmos da Casa da Música e irmos ter com as pessoas onde elas estão”, disse.

António Jorge Pacheco avançou que as ofertas musicais são diversas, desde jazz, pop rock e fado, e direccionam-se a pessoas dos oito meses aos 100 anos.

Os concertos acontecem nas esplanadas da Casa da Música, na Avenida dos Aliados e no Cais de Gaia e pretendem “levar a cultura musical” às pessoas, frisou.

Numa altura de constrangimentos económicos, António Jorge Pacheco garantiu que este evento é uma forma de dar às pessoas aquilo que a Casa da Música tem para oferecer.

O arranque do Verão na Casa, dedicado às Mil e Uma Noites, acontece já no domingo com uma programação dedicada às crianças e famílias.

A 4 de Junho, a casa associa-se ao Festival Optimus Primavera Sound com a atuação de DJ´s.

Na noite de São João, a Casa da Música oferece um concerto pela Banda Sinfónica Portuguesa.

De 30 de Junho a 3 de Julho e, pela primeira vez, a Casa da Música apresenta uma Academia de Verão Remix Ensemble com concertos e workshops.

Como estreia na programação de Verão, a Casa da Música decidiu, entre 8 e 15 de Julho, dar Carta Branca a Mário Laginha, num ciclo de concertos programados e interpretados pelo artista português.

Entre 24 e 26 de Julho, a Casa da Música organiza o Cais de Fado, a sul do Douro, junto às Caves do Vinho do Porto, com nomes como Gisela João, Mariza, Cristina Branco e Camané e de entrada livre.

No fim-de-semana de 26 e 27 de Julho, acontece um encontro de bandas filarmónicas, no exterior da Casa da Música, seguido de um concerto na Sala Suggia.

“Este encontro é um momento importante porque junta músicos e pessoas de várias zonas do país, algumas das coisas nunca terão visitado a Casa da Música”, considerou.

O fim do Verão na Casa é assinalado com dois concertos ao ar livre na Avenida dos Aliados a cargo da Stopestra, a 5 de Setembro, e da Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música, a 6 de Setembro.

“Queremos que estes concertos sejam uma rampa de lançamento para a rentrée da nova temporada”, salientou.

O director artístico lembrou que é possível proporcionar concertos gratuitos devido a patrocínios e apoios da Câmara do Porto e Gaia.