Linha SOS Ambiente recebeu 2600 denúncias num ano

Casos investigados deram origem a 1741 autos por contra-ordenação, mais do que em 2012. Preocupações com o bem-estar animal comandaram a lista dos telefonemas. Pedidos de informação também subiram.

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Os resíduos ocupam o segundo lugar da lista de assuntos mais referidos nos contactos com o serviço de atendimento telefónico da GNR Rui Gaudêncio

Em resposta escrita a perguntas da agência Lusa, a GNR referiu que, no ano passado, a Linha SOS Ambiente recebeu mais 720 telefonemas do que em 2012, atingindo 5901 contactos. As denúncias também registaram um aumento (mais 154), chegando às 2599.

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Em resposta escrita a perguntas da agência Lusa, a GNR referiu que, no ano passado, a Linha SOS Ambiente recebeu mais 720 telefonemas do que em 2012, atingindo 5901 contactos. As denúncias também registaram um aumento (mais 154), chegando às 2599.

Todos os casos de denúncia foram investigados e resultaram na elaboração de 1741 autos de notícia por contra-ordenação, o que representa uma subida relativamente aos 1649 de 2012, avançou a GNR.

Os restantes telefonemas referem-se a pedidos de informação ou de esclarecimento acerca das áreas ambientais, de defesa e conservação da natureza, abrangidas pelos serviços da GNR.

As situações relatadas ou denunciadas pelos portugueses apresentaram algumas alterações relativamente a 2012 e, no ano passado, as preocupações com o bem-estar animal comandaram a lista dos telefonemas (1310 chamadas).

Os resíduos ocupam o segundo lugar da lista de assuntos mais referidos nos contactos com o serviço de atendimento telefónico da GNR, com 970 chamadas, seguindo-se o domínio hídrico, com 401, e os incêndios florestais, com 197 contactos.

A poluição atmosférica também está entre os assuntos com maior crescimento das denúncias (mais 136 telefonemas), tal como o domínio hídrico (mais 83), a protecção florestal (mais 82) e a convenção CITES, um acordo internacional sobre comércio internacional de espécies de fauna e flora selvagem ameaçadas de extinção (mais 81).

Ao contrário, diminuíram as denúncias relacionadas com caça (menos 124), resíduos (87), turismo e desportos (41) e ordenamento do território (40).

Lisboa foi a região do país com mais contactos para este serviço de atendimento telefónico, com 1085 chamadas, seguida de Setúbal, Porto e Aveiro.

“Depois de, em 2013, se ter conseguido reforçar o capital humano, por forma a dar resposta a todas as solicitações recebidas dos cidadãos, em 2014, a GNR pretende continuar a divulgar a existência desta ferramenta”, apontou a força de segurança. Que realçou que “todos podem contribuir para denunciar agressões ao ambiente e garantir que todas as participações serão objecto de resposta com os resultados das investigações efectuadas”.

Através da Linha SOS Ambiente 808 200 520, que está disponível 24 horas por dia durante todo o ano, é possível expor situações que possam violar a legislação ambiental e os instrumentos de ordenamento do território.