Super-Homem e Batman juntos na sequela de Homem de Aço

Depois de quase oito décadas a combater o mal a solo, os dois super-heróis vão encontrar-se no cinema. Zack Snyder está a escrever a história e será o realizador de serviço. Filme deverá estrear em 2015

Fotogaleria

A notícia foi dada no sábado pelo próprio Snyder, perante mais de 6000 dos 130 mil fãs de banda desenhada e profissionais do sector que todos os anos se reúnem em San Diego, na Califórnia, muitos deles vestidos a rigor para imitar o seu personagem favorito.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A notícia foi dada no sábado pelo próprio Snyder, perante mais de 6000 dos 130 mil fãs de banda desenhada e profissionais do sector que todos os anos se reúnem em San Diego, na Califórnia, muitos deles vestidos a rigor para imitar o seu personagem favorito.

O realizador estava no palco, depois de ter participado num painel a cargo da Warner Bros., quando decidiu revelar que está a trabalhar na sequela de Homem de Aço (a história é sua, embora o guião venha a ter a assinatura de David S. Goyer, à semelhança do primeiro filme, que estreou este ano). Mas, para introduzir o tema do encontro entre os dois heróis veteranos da galáxia DC Comics, Snyder resolveu passar o microfone ao actor Harry Lennix, o General Swanwick do blockbuster.

Foi Lennix quem leu um famoso excerto de Batman: O Retorno do Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, antes que começasse a aparecer no ecrã gigante do Hall H do centro de convenções de San Diego o logotipo do novo filme, em que os símbolos dos dois famosos personagens se entrelaçam: “Quero que te lembres, Clark, nos anos que hão-de vir, nos teus momentos mais privados, da minha mão na tua garganta. Quero que te lembres do único homem que te venceu.” Diz o jornal norte-americano Los Angeles Times que o público rompeu em aplausos mal o actor acabou de falar, gritando e levantando-se para mostrar o quanto lhe agrada a ideia do encontro.

É de esperar que a produção comece no próximo ano e que a sequela chegue às salas no Verão de 2015. Para já, o que se sabe do elenco, segundo comunicado oficial dos estúdios Warner Bros., remete para o regresso de Henry Cavill como Super-Homem, e também de Amy Adams (Lois Lane, a namorada do super-herói), Diane Lane (a mãe, Martha Kent) e Laurence Fishburne (Perry White, o intempestivo editor de Clark Kent). O nome do actor a quem caberá desempenhar o papel de Batman não foi ainda divulgado. Nos três últimos filmes do homem-morcego, realizados por Christopher Nolan, Christian Bale foi o escolhido.

“Zack Snyder é um realizador incrivelmente talentoso mas, acima de tudo, é um fã, ele percebe este género”, disse o presidente da Warner Bros., Greg Silverman.

Com a trilogia de Batman completa, Nolan, que agora assumirá a função de produtor-executivo, acredita que Snyder é o homem certo para dar novo fôlego ao super-herói. “A sua visão de Super-Homem abriu a porta a todo um universo, e mal podemos esperar para ver o que fará com estes dois personagens”, disse o realizador num comunicado citado pela imprensa norte-americana.

Zack Snyder, por seu lado, garante que filmar este encontro será um desafio, já que se trata dos “maiores super-heróis do mundo”. Por enquanto, o realizador garantiu apenas que o filme, que ainda não tem nome, não será uma transposição para o cinema da história de BD Batman vs Superman.