Foi da firma de advogados de J. K. Rowling que escapou o segredo do seu pseudónimo

Afinal não foi um truque de marketing da editora de J. K. Rowling para fazer com que o thriller The Cuckoo’s Calling vendesse mais.

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J.K. Rowling no lançamento do romance Morte Súbita REUTERS/Carlo Allegri

Chris Gossage, um dos sócios da empresa britânica de advogados Russells contou numa conversa confidencial à melhor amiga da sua mulher, Judith Callegari, qual era a verdadeira identidade de Robert Galbraith. E, por isso, foi ela que enviou através da sua conta no Twitter (@JudeCallegari), que entretanto foi apagada, a informação para o Twitter de uma jornalista do The Sunday Times depois de esta ter referido o livro num dos seus tweets.

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Chris Gossage, um dos sócios da empresa britânica de advogados Russells contou numa conversa confidencial à melhor amiga da sua mulher, Judith Callegari, qual era a verdadeira identidade de Robert Galbraith. E, por isso, foi ela que enviou através da sua conta no Twitter (@JudeCallegari), que entretanto foi apagada, a informação para o Twitter de uma jornalista do The Sunday Times depois de esta ter referido o livro num dos seus tweets.

Quando descobriu como aconteceu a fuga de informação, a firma de advogados Russells contactou o agente de J. K. Rowling. A autora disse estar desiludida com a empresa que lhe tinha prometido confidencialidade. “Um pequeno número de pessoas conhecia o meu pseudónimo e não foi agradável saber que uma mulher de quem nunca tinha ouvido falar até domingo à noite descobriu o que muitos dos meus melhores amigos não sabiam”, disse a escritora e foi agora revelado pela BBC.

A empresa de advogados assumiu o erro e emitiu um pedido de desculpas garantindo que a revelação da verdadeira identidade de Robert Galbraith foi totalmente acidental. “Confirmamos que esta fuga de informação não foi parte de qualquer plano de marketing e que nem J. K. Rowling, nem o seu agente ou editor estiveram envolvidos”, disse a Russells segundo o The Guardian.

A revelação feita no domingo passado pelo The Sunday Times fez disparar as vendas de The Cuckoo’s Calling (O Apelo do Cuco), publicado em Abril. Até à notícia de que J. K. Rowling é Robert Galbraith o livro tinha vendido 1500 exemplares em Inglaterra, onde foi publicado. A revelação fez o livro subir mais de cinco mil lugares no top de vendas da livraria online Amazon e os editores já deram ordem de impressão de mais 140.000 cópias.