Alegre acusa Marques Mendes de se “autoproclamar porta-voz” do Conselho de Estado

Histórico socialista questiona se Marques Mendes "está a cometer uma inconfidência" ou se "sabe algo que outros não sabem".

Foto
Marques Mendes indicou que o Conselho de Estado deverá ser convocado nas próximas semanas Nuno Ferreira Santos

Marques Mendes, membro do Conselho de Estado, anunciou no seu comentário na SIC na noite de sábado que Cavaco Silva deverá reunir o órgão consultivo do Presidente da República nas próximas semanas, mas não adiantou uma data.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Marques Mendes, membro do Conselho de Estado, anunciou no seu comentário na SIC na noite de sábado que Cavaco Silva deverá reunir o órgão consultivo do Presidente da República nas próximas semanas, mas não adiantou uma data.

“Isto é um dado que eu tenho por confirmado e adquirido”, afirmou o antigo dirigente social-democrata. “A agenda não sei, mas imagino que seja a preocupação com a estabilidade”, completou, acrescentando que Cavaco Silva deverá tentar “evitar que haja rupturas”.

Para Manuel Alegre, que também faz parte daquele órgão, esta situação é “muito estranha”. “Ninguém pode falar pelo Presidente da República e não me consta que Marques Mendes tenha sido nomeado porta-voz do Conselho de Estado. Aliás, o Conselho de Estado não tem porta-voz”, salientou o socialista, indicando à Lusa que irá pedir um esclarecimento sobre a iniciativa assumida por Marques Mendes.

Ao PÚBLICO, a Presidência da República informou que "não tem informação disponível" sobre a convocação do Conselho de Estado. Manuel Alegre disse, por sua vez, ainda não ter recebido qualquer convocatória e que o mesmo se passa com outros membros deste órgão de aconselhamento do Presidente da República.

“Ou Marques Mendes está a cometer uma inconfidência, e sabe algo que outros não sabem; ou autoproclamou-se a si próprio uma coisa que não há e não pode ser, porta-voz do Conselho de Estado”, defendeu.