Torne-se perito

Idosos vítimas de fraudes porque o seu "alarme cerebral" não dispara

Foto
As pessoas mais velhas têm tendência para reparar mais nas coisas positivas do que nas negativas ADRIANO MIRANDA

Quando envelhecemos, deixamos de prestar atenção aos sinais manifestos da desonestidade alheia e tornamo-nos mais vulneráveis às vigarices de todo o tipo. Este fenómeno tem uma base biológica

Shelley Taylor sabe, por experiência própria, que as pessoas mais idosas são extremamente propensas a serem alvo de fraudes: o pai e uma sua tia foram vítimas de vigarices financeiras. E como psicóloga que é, decidiu tentar desvendar as causas de tão desproporcionada vulnerabilidade. Os resultados de dois estudos realizados pela sua equipa da Universidade da Califórnia ­- e publicados na última edição da revista Proceedings of the National Academy of Sciences - revelam que o cérebro dos adultos mais velhos não percebe tão bem os sinais suspeitos de desonestidade como o dos mais novos.

"O meu pai [na altura com cerca de 75 anos] foi ao banco acompanhado por uma pessoa que descreveu como sendo "um homem tão simpático"", conta a cientista em comunicado. "Era um sem-abrigo e qualquer pessoa que olhasse para ele teria percebido logo que não devia "dar 6000 dólares a esse homem"." A tia, quanto a ela, comprou uns brincos de "diamante" pelo correio. "São de vidro. Uso-os sempre que dou uma conferência sobre este trabalho", comenta.

As consequências desta confiança excessiva em desconhecidos estão à vista: "Segundo um estudo recente", explica ainda Shelley Taylor, "estima-se que, nos EUA, em 2010, os adultos de mais de 60 anos perderam 2900 milhões de dólares devido à exploração financeira, que pode ir de esquemas para fazer arranjos em casa a complexas fraudes monetárias."

Num primeiro estudo, 199 adultos com 55 a 84 anos e 24 adultos mais novos (com 23 anos em média) avaliaram 300 fotos de rostos que tinham sido deliberadamente seleccionados para parecerem ou claramente dignos de confiança, ou neutros ou a merecer desconfiança. E constataram que, embora os dois grupos avaliassem de forma semelhante os rostos honestos e neutros, o mesmo já não se verificava com os rostos que denotavam manifesta falsidade. Enquanto os mais novos reagiam fortemente a esses sinais de alarme, os mais idosos não os conseguiam distinguir. "Os adultos mais velhos ignoravam expressões faciais [suspeitas], apesar de serem fáceis de detectar", diz Shelley Taylor.

Intuição deficiente

No segundo estudo, os cientistas quiseram ver o que se passava no cérebro dos participantes quando olhavam para as fotos, recorrendo para isso à técnica de ressonância magnética funcional. Desta vez, os participantes foram 44 - 23 adultos mais velhos (em média com 66 anos) e 21 mais novos (em média com 33 anos). E foi aí que descobriram a diferença, ao nível de uma estrutura chamada ínsula anterior. Esta região cerebral, que se activava fortemente nas pessoas mais novas mesmo quando elas estavam a avaliar uma face manifestamente cândida, quase não se activava nos mais velhos. A ínsula anterior está associada às reacções de repulsa e portanto influencia, em particular, a nossa capacidade de distinguir entre pessoas sinceras e pessoas que estão a tentar enganar-nos.

"Nos adultos mais novos, o próprio acto de avaliar se uma pessoa é digna de confiança activa a ínsula anterior. É como se estivessem a pensar que têm de ser prudentes no seu juízo", frisa Shelley Taylor. E isso, acrescenta, não tem nada que ver com o facto de os jovens serem melhores avaliadores da qualidade de um investimento - até porque as típicas vítimas de vigarices costumam ser homens com 55 anos e com experiência na área dos investimentos financeiros. Tem que ver, isso sim, com a maior capacidade dos jovens em detectar as dicas visuais relacionadas com as intenções alheias.

A ínsula anterior funciona como um "sensor" da nossa paisagem corporal interna, das nossas reacções viscerais, e o "mapa" que produz do nosso estado fisiológico a cada instante serve de base para gerar aquilo a que chamamos palpites ou intuições, explica por seu lado Elizabeth Castle, co-autora do trabalho. "Isto leva-nos a pensar que os palpites que alertam para o facto de alguém não ser de confiança se encontram atenuados nas pessoas mais velhas." O que não significa que a situação seja patológica: pelo contrário, é possível, escrevem os autores, que a tendência para reparar e lembrar-se mais facilmente das coisas positivas do que das negativas contribua para o bem-estar na velhice.

Shelley Taylor tem um conselho para as vítimas potenciais: "Não falem com quem vos tenta vender qualquer coisa, desliguem-lhe o telefone, respondam simplesmente: "Não."" Nem sempre é fraude, conclui, mas quando o cérebro não ajuda, mais vale evitar essas pessoas.

Sugerir correcção