Eric Dier É inglês o mais recente produto das escolas do Sporting

Foto
Eric Dier estreou-se a marcar pela equipa principal do Sporting frente ao Moreirense FERNANDO VELUDO/NFACTOS

O defesa vive em Portugal desde os seis anos, marcou anteontem o seu primeiro golo pela equipa principal dos "leões" e está a chamar a atenção de alguns grandes do futebol europeu

Tweet de Eric Dier de 24 de Novembro: "Uma chávena de chá na mão e está a chover lá fora. Podia ser Inglaterra." O jovem inglês não está em Chelttenham, onde nasceu, nem em Liverpool, onde viveu durante 18 meses, mas em Alcochete, Portugal, e estará mais habituado ao sol e calor de Portugal, que tanto atrai os seus compatriotas, do que ao tempo geralmente cinzento do seu país natal. O seu futebol está a crescer a olhos vistos e está na lista de clubes como o Manchester City e o AC Milan.

Aos 18 anos, Eric Jeremy Edgar Dier está a afirmar-se como mais um dos talentos provenientes da sempre produtiva formação do Sporting e, depois de ter iniciado a época na equipa B, tem aproveitado da melhor maneira as oportunidades que Franky Vercauteren lhe tem dado e as lesões que têm assolado os outros jogadores que podem actuar na posição (Arias, Cedric e Pereirinha). Depois de, na sua estreia pelos "leões", ter feito a assistência para o golo com que o Sporting bateu o Sp. Braga, anteontem, em Moreira de Cónegos, marcou o golo que deu o empate frente ao Moreirense, tornando-se no primeiro jogador inglês a marcar um golo pela formação de Alvalade desde Phil Babb na época 2000-01 - Babb é internacional pela República da Irlanda, mas nasceu em Inglaterra.

A história deste jovem inglês no futebol começa quando os pais vieram para Portugal, em 2001. Eric tinha seis anos e a mãe tinha arranjado um emprego na organização do Euro 2004. Na escola, um professor de Educação Física sugeriu que ele fosse fazer testes ao Sporting. Ele foi, ficou, mas a adaptação não foi fácil. "Estive quase a desistir, mas a minha família convenceu-me a ficar e, após duas épocas, comecei a falar bem português", revelou Eric no início da temporada.

Eric deu origem a uma disputa entre as federações portuguesa e inglesa e escolheu a selecção inglesa - já conta com internacionalizações nos escalões sub-18 e sub-19.

Há duas épocas, o jovem britânico regressou temporariamente ao seu país, para alinhar nas reservas do Everton e agradou a David Moyes, técnico da equipa principal dos toffees. "Tem uma mescla interessante entre a força habitual dos centrais britânicos e aquele toque continental a nível técnico. Queríamos ficar com ele no Everton, mas, como é um rapaz inteligente, concluiu que era melhor voltar a Portugal", afirmou recentemente o técnico escocês ao jornal O Jogo.

Dier ficaria época e meia em Liverpool, antes de regressar a Alvalade para se afirmar na equipa B do Sporting. Apesar de ser um central de formação, é a jogar nas laterais que tem encontrado o seu espaço.

Nos "B", jogou na esquerda e na direita, mas, na equipa principal já foi titular em dois jogos como defesa-direito. Fisicamente poderoso (1,92m de altura), tem um bom remate (marcou dois golos de livre na equipa B). O seu futuro? "O Manchester United seria um sonho", disse numa entrevista recente à BBC.

Sugerir correcção