As vidas deles

Foto
Mitografías - Mitos en la intimidad pode ser vista na Fundación Canal, em Madrid (www.fundacioncanal.com) até 5 de Janeiro de 2013

Maria Callas apanha banhos de sol sentada num bote, Veneza está lá ao fundo. É 1956 e a soprano míope ainda pode servir-se do joelho do marido e mentor, Giovanni Battista Meneghini, para repousar os pés. Estão casados há sete anos e não lhes resta muito mais para viver o romance: em 1957 entra em cena o furacão Aristóteles Onassis e pouco depois Callas abandona Titta, petit nom pelo qual o tratava.

É destes pequenos momentos íntimos, janelas com vista para as vidas de dez personalidades que fizeram a memória do século passado que se constrói a exposição Mitografías - Mitos en la intimidad.

Estão lá Charlie Chaplin rodeado da família (do seu quarto e último casamento, com Oona, teve oito filhos) nos anos de retiro em Corsier-sur-Vevey, na Suíça; e de novo Chaplin no dia 30 de Janeiro de 1931, com Albert Einstein na estreia de Luzes da Cidade, em Los Angeles; o escritor Camilo José Cela com o pai (pouco depois de a fotografia ser tirada, Cela ficou internado num sanatório para tratar uma tuberculose); Gandhi com a sua secretária pessoal, Sonja Schlesin, nos seus anos na África do Sul; o gigante da democracia e da liberdade europeia que foi Winston Churchill entretido com os seus óleos; Salvador Dalí visto pelo amigo Luis Buñuel, em 1929, e quase dez anos depois a pintar um dos irmãos Marx, Harpo; Picasso aos 15 anos, quando se instalou em Barcelona; o casal Marie e Pierre Curie fotografados no barracão onde trabalhavam.

José María Díaz-Maroto, o comissário de Mitografías - Mitos en la intimidad, partiu de uma pesquisa de mais de 37 mil fotografias em arquivos pessoais e de instituições e museus para chegar às 240, algumas inéditas, que agora se mostram na Fundación Canal. Na apresentação da exposição, Díaz-Maroto explica que houve a preocupação de "mostrar um quotidiano mais desconhecido" de cada um dos retratados, algo que está presente até na selecção dos dados biográficos que acompanham as imagens. Para as cinco áreas em que se divide a exposição - Arte, Artes de Palco, Ciência, Literatura e Política -, os mesmos denominadores comuns: a guerra, a família, os afectos.

Sugerir correcção