Novo Renault Clio está mais económico e com um visual atractivo

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O novo Clio é a feliz a estreia do holandês Laurens van den Acken como responsável pelo estilo e design dos modelos da Renault, desde que deixou a Mazda em 2009. O primeiro carro de produção saído da sua prancheta, a 4.ª geração do Clio, tem um design atractivo inspirado no protótipo DeZir. Ao visual elegante, aliam-se dois motores económicos, ambos com 90cv: um novo tricilíndrico turbo, com 898cc, a gasolina, e uma versão aperfeiçoada do conhecido 1.5 dCi, a gasóleo. O lançamento do modelo em Portugal será já no próximo dia 27.

No primeiro trimestre de 2013, será adicionado à gama um motor 1.2 de 4 cilindros turbo, a gasolina, com 120cv de potência e 190 Nm de binário, que, associado a uma caixa de dupla embraiagem e 6 relações, tem as performances de um 1.6 atmosférico, a gasolina, mas com uma redução na ordem dos 33% nos consumos e emissões. Na mesma data, a caixa automática também ficará disponível para o motor 1.5 dCi.

O Clio IV é lançado apenas na versão de 5 portas e outros tantos lugares - os responsáveis da Renault entendem que a silhueta do carro, com os puxadores das portas traseiras colocados nos pilares junto das janelas, é similar à de um 3 portas, com vantagens na acessibilidade ao interior. No entanto, também no início de 2013, irá ser lançada uma versão carrinha, denominada Grand Tour, que mede 4,26 metros de comprimento, mais 20cm do que o 5 portas, com uma mala de 443 litros, mais 130 litros que a do hatchback. Um pouco mais tarde, chegará a versão desportiva RS, com um motor 1.6 turbo, a gasolina, de 200cv e 240 Nm de binário.

Noutros mercados que não em Portugal, são oferecidos dois outros propulsores: 1.2 de 75cv, a gasolina, e 1.5 dCi de 75cv, a gasóleo. No caso português, os dois motores disponíveis, com o nível de equipamento de entrada, Confort, têm médias de consumos e emissões de, respectivamente, 4,3 l/100 km e 99 g/km de CO2 (Tce 90), e 3,2 l/100 km e 83 g/km de CO2 (1.5 dCi). Com os outros níveis de equipamento (mais completos), as médias sobem para 4,5 l/100 km e 104 g/km de CO2 (0.9 Tce); e 3,4 l/100 km e 90 g/km de CO2 (1.5 dCi).

Para conseguir estas médias, das mais baixas do segmento do Clio, para além de um sistema de Start & Stop (paragem e arranque automáticos do motor), de indicador de mudança de velocidade, de lamelas móveis atrás do radiador que se fecham para melhorar a aerodinâmica se não é necessário um maior fluxo de ar para arrefecer o motor, de pneus de baixa resistência ao rolamento e de um modo Eco de condução que diminui o consumo em cerca de 10%, o Clio IV também está cerca de 100 kg mais leve do que o seu antecessor graças à utilização de novos materiais (caso do polipropileno nalguns componentes como o portão traseiro) e optimização da massa de outros (jantes, escape, parte inferior da carroçaria, etc.).

O novo Renault Clio mede 4062 mm de comprimento (mais 35 mm do que o Clio III), 1731 mm de largura (mais 24 mm) e 1448 mm de altura (menos 45 mm). No que se refere ao equipamento, está disponível em três níveis: Confort, Dynamique S e Luxe. Em termos de segurança, este carro obteve a classificação máxima de 5 estrelas nos mais recentes testes do Euro NCAP, já pelos novos e mais apertados parâmetros para 2012. Airbags frontais e laterais, controlo de estabilidade, regulador e limitador de velocidade, auxílio ao arranque em subida, faróis diurnos em LED, computador de bordo ou cartão Renault de acesso e arranque são alguns dos equipamentos de série no nível Confort. O Dynamique S adiciona ar condicionado manual e sistema Media Nav de multimédia e de navegação com ecrã táctil de 7"". O nível superior, Luxe, acrescenta, entre outras coisas, climatizador, modo Eco de condução, faróis de nevoeiro e sensores de chuva e de luminosidade.

A breve trecho, também vai estar disponível um novo sistema de info-entretenimento, Renault R-Link, conectado ao veículo e à Internet, com ecrã personalizável, navegação TomTom, funções de eco-condução, descarregamento de aplicações e conectividade com o computador doméstico. Para além de custos de manutenção mais reduzidos em relação ao Clio III, o novo carro beneficia ainda da Garantia Renault de 5 anos ou 150.000 km.

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