A D'Bandada é a nova grande festa de rua do Porto

Milhares de pessoas compareceram na Optimus D'Bandada, o festival que parece ser já uma tradição mas só tem dois anos

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"Nunca mais!", grita Ana Fernandes, ou Capicua, rapper do Porto, num dos 58 concertos da segunda edição da Optimus D'Bandada. Luta à tarde, com dezenas de milhares na Avenida dos Aliados em protesto contra o Governo; luta à noite, com Capicua, que dedicou a dança ao primeiro-ministro. "Hit the road Jack and don't you come back no more."

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"Nunca mais!", grita Ana Fernandes, ou Capicua, rapper do Porto, num dos 58 concertos da segunda edição da Optimus D'Bandada. Luta à tarde, com dezenas de milhares na Avenida dos Aliados em protesto contra o Governo; luta à noite, com Capicua, que dedicou a dança ao primeiro-ministro. "Hit the road Jack and don't you come back no more."

Dezenas de milhares de pessoas estiveram na baixa do Porto na noite de sábado. "Confirmou-se a existência de uma festa de música de rua porque estava muito mais gente do que no ano passado. A afluência foi gigantesca, brutal", diz ao PÚBLICO Pedro Moreira da Silva, director de comunicação da Optimus, que ficou satisfeito por "as pessoas falarem da Optimus D'Bandada como se fosse uma coisa com muitos anos".

Em cada lugar da baixa havia gente e música: na Torre dos Clérigos, onde Capicua emocionou com um poema "a cappella" sobre a situação do país e Chullage, rapper activista, proclamou que Portugal viveu no sábado um dos dias mais importantes da sua história; na barbearia Veneza, com Samuel Úria e a sua guitarra acústica separado por um vidro da sua audiência, observado por dezenas de olhos, confessou sentir-se no "red-light district" de Amesterdão; no coreto do Jardim da Cordoaria, onde Os Pontos Negros fizeram rock'n'roll sem aditivos; na Rua de Santa Teresa, onde o projecto Mirror People ofereceu viagens aos céus a bordo da nave disco — ele, instalado num estúdio de design num primeiro andar, estava mais perto de lá chegar.

O S. João da música

De mapa em punho ou guiado apenas pela curiosidade, o povo da D'Bandada tentava entrar nos espaços fechados onde havia concertos — tarefa quase sempre impossível. Os mais persistentes conseguiram ouvir as canções de salão fumarento de Armando Teixeira (Balla), entre as malas guardadas no último piso da loja A Vida Portuguesa, com vista de luxo para os Clérigos.

Muitos acabaram na Praça de Gomes Teixeira, com a Reitoria da Universidade do Porto como cenário. Lá, as canções de Miguel Araújo provaram ter argumentos para que se agarrem ao imaginário colectivo (Araújo estava feliz: "É o meu primeiro concerto no Porto e logo aqui") e os Souls Of Fire mostraram que o Porto é um local como outro qualquer na hora de montar uma banda reggae.

A música começou à tarde, com o gamelão (instrumento de percussão indonésio) da Casa da Música no Jardim da Cordoaria e concertos jazz no Passeio das Virtudes, organizados pela associação Porta-Jazz. A Optimus quer aprofundar esta linha colaborativa da D'Bandada em edições futuras. A "visão", diz Moreira da Silva, é fazer uma "festa popular" com características semelhantes ao S. João, na qual "nada se paga". Uma D'Bandada "mais participativa" e "mais espontânea".