Testes Euro NCAP com nova série de bons resultados

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O Euro NCAP, o organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa, divulgou no passado dia 29 de Agosto os resultados de testes a cinco novos modelos. A conclusão que se pode tirar é a de que os carros estão cada vez mais seguros. Só a pick-up Isuzu D-Max é que não obteve o máximo de 5 estrelas (mas andou lá perto...). Kia Cee"d, Renault Clio, Ford B-Max, Audi A3 e Volvo V40,com destaque para este último, superaram os testes com distinção. A próxima avaliação será em 28-11-2012.

Face aos mais apertados parâmetros de classificação dos veículos, estabelecidos já em 2012, para obtenção do máximo de 5 estrelas (80% na Protecção de Adultos, 75% na Protecção de Crianças, 60% na Protecção de Peões e 60% nos Dispositivos Auxiliares de Segurança), a Isuzu D-Max conseguiu 83% na Protecção de Adultos, 67% na das Crianças, 71% nos Dispositivos Auxiliares de Segurança, mas apenas 51% na Protecção de Peões. O Kia Cee"d, com, respectivamente, 89%, 88%, 86% e 61% conseguiu passar à justa a fasquia da Protecção de Peões. Já o Renault Clio (88%, 89%, 99% e 66%), o mini monovolume Ford B-Max (92%, 84%, 71% e 67%), o Audi A3 (95%, 87%, 86% e 74%) e Volvo V40 (98%, 75%, 100% e 88%) cumpriram o exigido por boa margem.

O destaque vai para a Volvo V40, com um inovador airbag de peões, e, em opção, um sistema de detecção de peões que complementa um sistema de série de detecção de obstáculos na via. Já o Ford B-Max (cuja comercialização em Portugal arrancará a breve trecho) dispõe do Active City Stop, um sistema de aviso e travagem autónoma de emergência em cidade que já foi premiado pelo Euro NCAP.

Estudos indicam que 90% dos acidentes rodoviários se devem à distracção dos condutores e que os sistemas designados por Autonomous Emergency Braking (AEB - Travagem Autónoma de Emergência) podem reduzir em 27% os acidentes e minimizar de forma significativa as lesões e ferimentos.

De referir os enormes progressos verificados na segurança em todas as áreas da generalidade dos novos veículos, com destaque para a protecção de peões - até a Izusu D-Max há apenas um ano não teria qualquer dificuldade em obter a pontuação máxima. Noutra área em que as melhorias são evidentes é na protecção ao efeito de chicote por impacto traseiro. À excepção do Clio (Adequado), os outros 4 veículos obtiveram a classificação de Bom.

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