Batalha campal de 1982 lembrada em nova praça de Vizela

Foto
O concelho foi criado em 1998, com direito a festa em Lisboa Daniel Rocha

A 5 de Agosto de 1982, a população envolveu-se em confrontos com a GNR, no âmbito das lutas pela restauração do concelho

A Câmara de Vizela inaugura no domingo a Alameda Ribeirinha 5 de Agosto de 82, homenageando uma data "simbólica" da luta do povo local pela restauração daquele concelho, informou fonte municipal. O objectivo é recordar, 30 anos depois, os homens e mulheres que encabeçaram aquela "batalha que marcou o início de outras tantas lutas, travadas em nome de um ideário chamado concelho de Vizela".

A 5 de Agosto de 1982, a CP tentou proceder à recolocação dos 1800 metros de linha férrea que o povo de Vizela tinha levantado em Maio, mas os sinos tocaram a rebate e a população saiu à rua, impedindo os trabalhos. Os funcionários da CP foram apedrejados, a GNR foi chamada ao local e houve confrontos, com disparos e lançamento de gás lacrimogéneo, de que resultaram dezenas de feridos, incluindo três militares daquela força.

Gerou-se uma "batalha campal", naquele que foi o momento mais mediático da luta pela criação do concelho, que incluiu também a destruição do posto municipal de cobrança de taxas, a ocupação de uma agência bancária, o assalto ao Posto de Turismo e a vandalização do carro particular do presidente da Câmara de Guimarães. A "apreensão" de um carro de recolha de lixo da Câmara de Guimarães e sua pintura de azul e amarelo, as cores da bandeira de Vizela, e a explosão de um petardo nos Paços do Concelho de Guimarães foram outros momentos da luta autonómica. A luta incluiu ainda o boicote às eleições autárquicas de 1982, com a "invasão" das assembleias de voto e destruição de urnas e boletins.

O concelho de Vizela foi restaurado a 19 de Março de 1998, quando a Assembleia da República aprovou o projecto de lei apresentado pelo Partido Popular. Inicialmente, o concelho fora criado em 24 de Maio de 1361 e foi extinto em 3 de Fevereiro de 1408. Lusa

Sugerir correcção