Os Jogos Olímpicos estão no sangue real de Zara Phillips

Foto
Zara contribuiu para o segundo lugar dos britânicos no concurso completo de equitação por equipas ADRIAN DENNIS/AFP

Primeira medalha nos Jogos para um membro da família real britânica. Neta da rainha ajudou à conquista do segundo lugar

Zara Phillips é a 14.ª na linha de sucessão para o trono do reino da Commonwealth e é uma aposta segura que nunca será rainha. Mas já tem uma medalha olímpica, algo que mais ninguém da família real britânica conseguiu até agora. A neta de Isabel II fez parte da equipa britânica que conquistou ontem a medalha de prata no concurso completo por equipas no equestre olímpico e os seus dotes de cavaleira não são propriamente uma surpresa. Tanto o pai como a mãe, a princesa Ana, filha da rainha, também já foram cavaleiros olímpicos.

Foi mesmo a mãe, que participou nos Jogos de Montreal em 1976, quem colocou a medalha ao pescoço de Zara, um dos cinco membros da equipa britânica, numa cerimónia que tinha muita realeza entre os cerca de 23 mil espectadores presentes a assistir à prova no Greenwich Park, incluindo os príncipes Harry e William. "Quando temos uma coisa destas à volta do pescoço é que percebemos que valeu a pena. Obviamente que é fantástico quando é a nossa mãe a dar-nos a medalha. Toda esta semana foi óptima", afirmou Zara Phillips, que acabaria por ser oitava na classificação individual do concurso completo.

A Grã-Bretanha esteve próxima de chegar ao ouro, mas perdeu para a Alemanha, que liderou desde o primeiro dia e revalidou o título. A princesa derrubou um obstáculo na prova anterior, depois de ter feito uma excelente prova de cross country, que terminou sem quaisquer penalizações, mas recusou-se a penalizar o seu cavalo, High Kingdom, pelo erro. "Tem sido uma montanha-russa de emoções. Cometi um erro e tive de continuar. Ele é um bom saltador e não conseguiu sair do sítio onde eu o pus", lamentou Zara, que é casada com o antigo jogador britânico de râguebi Mark Tindall.

Ao contrário da mãe, que nunca ganhou uma medalha olímpica, o pai, Mark Phillips, foi campeão olímpico com a equipa britânica nos Jogos de Montreal em 1976, voltando ao pódio 12 anos depois, em Seul 1988. Phillips, um militar de carreira, casou-se com a princesa Ana em 1973, mas o casal divorciou-se oficialmente em 1992, depois de vários anos a viverem separados devido a um caso extraconjugal de Phillips.

Quanto a Zara, cuja presença na equipa chegou a ser questionada por alguns jornais britânicos (apesar de já ter no seu currículo medalhas em Mundiais), não é de estranhar que tenha seguido a tendência dos pais no desporto equestre, mas a cavaleira diz que não lhes pediu conselhos antes de entrar nos seus primeiros Jogos Olímpicos. Ela, que já tinha falhado Atenas 2004 e Pequim 2008 devido a uma lesão do seu cavalo. E provou-se que não ficou nervosa com a família (e toda a Commonwealth) a assistir.

Sugerir correcção