Renault Clio IV é arrojado e ainda mais económico

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A Renault prepara o lançamento da 4.ª geração do seu modelo do segmento B e já vai divulgando alguma informação sobre este carro, que terá apresentação mundial no final de Setembro, no Salão de Paris. O Clio III, lançado em 2006 e renovado em 2009, será substituído por um modelo que é o primeiro veículo de série a exprimir o novo estilo da marca francesa, que foi estreado no protótipo DeZir. De início, virá apenas na versão de 5 portas.

A frente tem um visual desportivo, que lhe é dado pelo capot mergulhante, pelas ópticas angulares e os faróis diurnos em LED. O emblema da marca, de grandes dimensões, sobre fundo negro brilhante, a menor altura ao solo face à actual geração, as vias alargadas, as rodas nos extremos da carroçaria, as pegas das portas traseiras integradas no pilar, os flancos traseiros robustos e o pára-choques de trás cuja parte inferior imita um difusor reforçam esse visual.

O interior é coerente com o exterior. Destacam-se o desenho do painel de bordo, as aplicações em cromado e preto brilhante no habitáculo e a consola central multimédia, que inaugura o Renault R-Link, um sistema de info-entretenimento com ecrã táctil de 7 polegadas e comando vocal, ecrã de acolhimento personalizável, navegação TomTom com informação em tempo real, conexão Bluetooth, personalização sonora com Renault R-Sound Effect, funções de eco-condução, descarregamento de aplicações e conectividade com o computador doméstico. Para os melómanos, o Clio pode ter um sistema de som sofisticado, o Renault Bass-Reflex.

O novo Clio será o primeiro Renault a beneficiar de uma gama de novos e renovados motores de baixa cilindrada e boas performances. Em estreia, um motor a gasolina Energy TCe 90, tricilíndrico turbocomprimido de 899cc, com Stop & Start (paragem e arranque automáticos do motor) e as performances de um 1.4 atmosférico: 90cv e 135 Nm de binário às 2000 rpm (90% do binário disponível entre as 1650 rpm e as 5000 rpm), com médias de 4,3 l/100 km de consumo e 99 g/km de emissões de CO2. Este motor substitui o actual 1.2 TCe de 100cv.

Um degrau acima situa-se o TCe 120, um motor 1.2 turbo de injecção directa, a gasolina, de 4 cilindros, com as performances de um 1.6 atmosférico: 120cv e 190 Nm de binário desde as 1750 rpm. Este motor vem acoplado à caixa automática EDC de dupla embraiagem e 6 relações e estará disponível no primeiro semestre de 2013.

No que se refere a propulsores a gasóleo, o Clio IV será animado pela versão de 90cv do 1.5 dCi, equipado com Stop & Start. Tem um binário de 220 Nm a partir das 1750 rpm e médias de apenas 3,2 l/100 km de consumo e 83 g/km de emissões de CO2.

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