Projectos cancelados na Capital da Cultura por atraso no financiamento

Foto
Criado há uma década, Citânia Viva não se realiza em 2012

Duas associações já desistiram de eventos que Constelações apoiava. Outras só avançam, se lhes garantirem que há verbas

Um problema com a candidatura ao financiamento comunitário do Constelações, o programa da Guimarães 2012 dedicado ao movimento associativo, já fez com que dois projectos incluídos na programação fossem abandonados. A organização só saberá no último trimestre do ano se terá verba para apoiar os eventos escolhidos. Os promotores não conseguiram por isso realizar o Citânia Viva e o Entre o UItravioleta e o Infravermelho. E há outras associações que só avançam com garantias de financiamento.

Realizada há quase uma década, a recriação histórica da época castreja na Citânia de Briteiros, o Citânia Viva, terá este ano a primeira interrupção. A garantia de um apoio da Capital Europeia da Cultura (CEC), que chegaria aos 19.500 euros, levou a Casa do Povo de Briteiros a não recorrer aos apoios públicos que habitualmente viabilizavam o evento. "Entendemos que devíamos dar a oportunidade a outras instituições", conta o presidente da instituição, Vasco Marques. O evento ficou, porém, sem um e outro apoios, o que impede a sua realização este ano, face ao problema com o apoio comunitário ao Constelações. "Não temos outra hipótese de financiamento", lamenta o mesmo responsável.

A citânia seria também palco do evento multidisciplinar Entre o Ultravioleta e o Infravermelho, organizado pela associação DEMO - Dispositivo, Experimental, Multidisciplinar a Orgânico. Com um apoio de 8500 euros, a iniciativa não será realizada por questões de timings. O atraso no financiamento impossibilita a sua realização entre Maio e Junho deste ano, como estava previsto, e os responsáveis dizem que, noutra data, o evento deixa de fazer sentido.

A associação DEMO tem outro projecto aprovado pelo programa Constelações, o UWAGA!, com início previsto para Setembro. A iniciativa ainda se pode realizar, mas apenas se houver "garantias de que há dinheiro", sustenta a dirigente Rita Lourenço. Esta é, de resto, uma posição comum à maioria das associações integradas neste programa da CEC. Disso mesmo deram conta ao PÚBLICO os dirigentes do Laboratório das Artes, que coordena o projecto Ilustrar Guimarães, e também os autores do livro Símbolos (editado pela Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense) e do programa Consolo 2012, liderado pelo Centro Infantil de Cultura Popular (CICP).

O colectivo de artistas associado a este projecto dá conta disso numa carta enviada à Guimarães 2012, em que lamenta os prejuízos que esta situação está a causar, porque parte deles "recusaram propostas de trabalho, por já estarem comprometidos com" a Capital Europeia da Cultura.

O Constelações é um programa da Guimarães 2012 destinado ao movimentos associativo vimaranense e que deve apoiar 26 projectos de 21 instituições locais, num total de 350 mil euros de apoios financeiros. Um problema com o financiamento comunitário ao programa levou a CEC a colocar em causa a verba destinada às associações, e uma resposta à candidatura ao Programa Operacional Regional apenas chegará em finais de Setembro. Só nessa altura é que as associações poderão ter certezas quanto aos apoios disponíveis no último trimestre do ano.

O PÚBLICO tentou contactar ao longo do dia de ontem o responsável por este programa da CEC, Eduardo Meira, mas não conseguiu obter uma reacção do programador. Há duas semanas, Meira tinha afirmado à agência Lusa que as iniciativas iam sofrer uma "recalendarização" com vista ao "reforço do papel da rede associativa" em 2013.

Sugerir correcção