Ambiente aprova nova ponte na ria de Aveiro

Grupo de contestatários não desiste de lutar contra obra que a autarquia pretende, agora, reiniciar brevemente

A Agência Portuguesa do Ambiente deu "luz verde" à construção da nova ponte pedonal no canal central da cidade de Aveiro, depois de avaliado o processo conduzido pela Administração da Região Hidrográfica do Centro. O projecto que tem dividido a Câmara de Aveiro e parte da população - gerando uma intensa polémica - conseguiu, assim, obter a respectiva licença de construção. A obra, orçada em 600 mil euros, deverá começar a avançar a curto prazo.

Para trás ficam várias iniciativas públicas de contestação à ponte, uma das quais contou com a participação de 3500 cidadãos. O assunto também foi levado ao conhecimento do Governo, através de uma interpelação cívica endereçada ao primeiro-ministro e a outros membros do executivo. A luta durou mais de um ano, sem que a maioria PSD-CDS/PP que governa a Câmara de Aveiro tenha cedido um único milímetro nos seus intentos. O presidente da autarquia mostrou-se sempre irredutível na defesa do projecto da ponte.

Do outro lado da barricada tem estado o Movimento Cívico por Aveiro, que já fez saber que não desarma nesta luta. O grupo de cidadãos que tem vindo a lutar contra a ponte considera, mesmo, que "existe um aparente equívoco" na informação prestada pela Agência Portuguesa do Ambiente, especialmente no que concerne ao facto de se referir à inexistência de incompatibilidade da obra com os instrumentos de planeamento.

Segundo sustenta o movimento em comunicado, "estando ainda a decorrer um processo de avaliação da CCDRC [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro], é prematuro concluir que não existem "desconformidades com o Plano de Urbanização em vigor". Para além disso, o movimento aguarda o agendamento da reunião com a CCDRC, pois esta está ainda a desenvolver esforços no sentido de ouvir todas as entidades envolvidas no processo", garantem os contestatários.

Sugerir correcção