Sérgio Conceição tentará ser tão "ingrato" como Domingos e Pedro Emanuel

Foto
Na 10.ª jornada, ainda com Daúto Faquirá como treinador, o Olhanense impôs um empate ao FC Porto RAFAEL MARCHANTE/REUTERS

Antigas referências do FC Porto já roubaram quatro pontos ao clube na Liga 2011-12. Olhanense também amealhou dois

A 16 de Julho de 2008, Sérgio Conceição experimentou uma "sensação estranha", ao defrontar o FC Porto, clube pelo qual se notabilizou, num jogo particular disputado na Alemanha. Na altura, o médio português vestia a camisola do PAOK e era uma das estrelas da formação grega. Dois anos depois, dava os primeiros passos na equipa técnica do Standard Liège, uma espécie de tubo de ensaio para o cargo de treinador principal que assumiu no Olhanense. Começou a orientar os algarvios em Janeiro. Hoje, tem a hipótese de fazer a vida negra ao "seu" FC Porto. Se o conseguir, não será o primeiro.

Foram apenas duas temporadas e meia no plantel principal do FC Porto (1996-98 e metade de 2003-04), tempo suficiente para coleccionar três títulos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. E para render aos "dragões" uma soma choruda (cerca de 10 milhões de euros) com a transferência para a Lazio, em 1998. De regresso ao Dragão, agora do outro lado da trincheira, recorda "momentos gratificantes" vividos no Porto, mas promete "fazer tudo para voltar a casa com um resultado positivo".

A esse respeito, bem pode aconselhar-se com Pedro Emanuel ou Domingos Paciência, antigas referências do campeão nacional que bateram o pé aos "dragões" já esta temporada. Domingos, entretanto substituído por Sá Pinto no Sporting, impôs ao FC Porto um empate (0-0) em Alvalade, na 14.ª jornada. Ele, que de "azul e branco" conquistou 17 troféus (sete campeonatos, cinco Taças e cinco Supertaças), roubava então o oitavo ponto a Vítor Pereira, no campeonato.

O FC Porto (que, pelo caminho, perdeu em Barcelos) voltaria a registar uma igualdade na 22.ª jornada, desta vez em casa. Responsável? A Académica de Pedro Emanuel, técnico que se emancipou esta época e já causou por duas vezes prejuízo ao clube pelo qual somou 13 títulos, incluindo uma Liga dos Campeões e uma Taça UEFA. Antes do empate no Estádio do Dragão, atirou os "dragões" ao tapete na Taça de Portugal, com um concludente 3-0. Emanuel, que faz questão de vincar sempre o seu profissionalismo, não esconde, porém, quão especial é defrontar o FC Porto. "Foi um clube onde atingi uma maturidade que me ajudou bastante, por isso essa ligação sentimental existirá sempre", disse em entrevista à TSF.

Sérgio Conceição já avisou que os jogadores têm de "dar mais do que é costume" para pontuarem no Porto. E a mensagem nem será propriamente uma novidade para o plantel do Olhanense, já que a equipa, ainda sob as ordens de Daúto Faquirá, anulou o campeão nacional na 10.ª jornada (0-0), no Estádio José Arcanjo.

De resto, o actual treinador dos algarvios, que ocupam a sétima posição na tabela, não é o único elemento do clube que conhece os cantos à casa do adversário. O defesa André Pinto, titular no jogo da primeira volta, fez toda a formação no Dragão e joga no Olhanense por empréstimo dos "azuis e brancos". Não é o único: o guarda-redes Ventura está na mesma condição e o médio Ivanildo, que regressou ontem à convocatória após quase dois meses de paragem, só se desvinculou do FC Porto em 2009.

Sugerir correcção