Renault Mégane renovado e com motores mais eficientes

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Com um gasto médio de 3,5 l/100 km, o Mégane é dos mais económicos do segmento. João Palma

ORenault Mégane, o carro mais vendido em Portugal, com predominância da carrinha com o motor 1.5 dCi, a gasóleo, nas versões de 90cv e 110cv, surgirá renovado em Abril. Nesta remodelação, o destaque vai para três motorizações Energy: um novo motor a gasolina, 1.2 TCe de 115cv; a revisão do 1.5 dCi de 110cv, a gasóleo, que, com a tecnologia Energy, é, por agora, o campeão de consumos e emissões no segmento C; e o 1.6, a gasóleo, Energy dCi de 130cv já estreado nos Nissan Qashqai e Renault Scénic.

A renovação abrange o coupé, berlina e carrinha Mégane, excluindo apenas o coupé-cabriolet. Inclui também a variante desportiva Mégane R.S., que, além de ligeiras alterações no visual, recebe a versão do motor 2.0 turbo a gasolina com 265cv e 360 Nm usada na edição limitada Trophy (um ganho de 15cv e 20 Nm), indo dos 0 aos 100 km/h em 6,0s e atingindo os 254 km/h. O seu preço rondará 40.000€.

A Renault não mexeu muito no visual e equipamentos do renovado Mégane: novos faróis diurnos em LED, pára-choques, grelha de entrada de ar, algumas inserções em cromado e preto brilhante, etc. No equipamento, referência para o Visio System, já empregue no Scénic e Grand Scénic, sistema de comutação automática de luzes e alerta de saída da faixa de rodagem; novo sistema de auxílio ao arranque em subida; e câmara de visão traseira. Mantêm-se os níveis de equipamento actuais.

É, sem dúvida, sob o capot que residem as principais modificações em relação ao Mégane III, lançado em2008. Aliás, a Renault internacional designou por Mégane Collection 2012 esta renovação, mas a Renault portuguesa, tendo em vista a importância das alterações agora feitas nos motores para a especificidade do mercado em Portugal, resolveu chamar a esta actualização "Novo Rénault Mégane".

As principais novidades são os três novos ou renovados motores que usam a tecnologia Energy, resultante da experiência adquirida pela Renault na Fórmula1. O precursor foi o bloco 1.6 dCi, a gasóleo, com 130cv, que no Mégane proporciona médias de consumos e emissões de, respectivamente, 4,0 l/100 km e 104 g/km de CO2, com velocidade máxima de 200 km/h. Com este motor, o Mégane custa a partir de 28.800€ (berlina) e 30.000€ (Sport Tourer, carrinha), nível de equipamento GT Line.

O segundo protagonista é o novo motor 1.2 TCe de 115cv que vem substituir com enorme vantagem o 1.6 de 110cv. Em Portugal, no segmento C, onde se insere o Mégane, predominam as carrinhas e as motorizações a gasóleo em detrimento da gasolina, mas este novo propulsor com 1198cc que é, actualmente, o mais potente 1.2 do mercado dá que pensar: com as tecnologias Energy, que incluem Start & Stop (paragem e arranque automáticos do motor) e recuperação de energia de travagem, obtêm-se médias de 5,3 l/100 km, 119 g/km de CO2, e 190 km/h de velocidade máxima.

A injecção directa a gasolina, associada a sobrealimentação por turbo permite atingir o binário máximo de 190 Nm entre as 2000 e as 4000 rpm, com 90% disponível desde as 1500 rpm. Associado a uma caixa manual de 6 velocidades é muito elástico, distinguindo-se pela suavidade e recuperações a baixos regimes, lembrando nesse aspecto o comportamento de um motor a gasóleo. Outro trunfo importante é o facto de o Mégane com este motor custar menos 3000€ do que a versão com o 1.5 dCi de 110cv (no nível de equipamento Dynamique: 22.350€, berlina; 23.450€, carrinha). Será que vamos assistir a algum regresso da gasolina?

A resposta seria mais linear se comparássemos este 1.2 TCe com o 1.5 dCi de 110cv que existia até agora. Mas coisas agora complicam-se ainda mais porque esta versão do motor 1.5 a gasóleo também foi modificada, passando a denominar-se Energy 1.5 dCi de 110cv e incorporando as tecnologias estreadas no 1.6 dCi de 130cv. Resultado: o Mégane com este motor acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades reivindica um consumo médio de 3,5 l/100 km e emissões de 90 g/km de CO2. De momento não há melhor no segmento, mas, nesta "guerra", a Ford já anunciou, para Setembro, um Focus Econetic com um consumo médio de 3,4 litros.

Ficha técnica 1.5 dci

Motor: 1461cc, 4 cil., 8V, turbodiesel

Potência: 110cv às 4000 rpm

Binário: 260 Nm às 1750 rpm

Transmissão: caixa manual de 6 velocidades

Veloc. máxima: 190 km/h

Aceleração 0 a 100 km/h: 12,1s

Consumo médio: 3,5 l/100 km

Emissões de CO2: 90 g/km

Preço: 24.500€/25.700€*

* Berlina/carrinha, nível de equipamento Confort

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