Melgarejo tem sido uma "águia" proveitosa para o Paços de Ferreira

Foto
O paraguaio Melgarejo, aqui a jogar contra o FC Porto, é o nono melhor marcador do campeonato Miguel Vidal / Reuters

O melhor marcador dos pacenses deve ser titular no jogo de hoje contra o Benfica, o clube a que pertence e que tem emprestadas a outros emblemas dezenas de futebolistas

Lorenzo Melgarejo é o melhor marcador do Paços de Ferreira no campeonato e no conjunto de todas as competições. E o jovem paraguaio também é o que tem melhor média de golos de todos os futebolistas emprestados pelo Benfica esta temporada. Tal como aconteceu na Luz na primeira volta, o avançado, um dos que estão a aproveitar melhor a cedência temporária a outro clube, deve ser titular hoje na recepção do Paços de Ferreira ao Benfica.

O atleta de 21 anos, cedido aos "castores" até ao final da época, precisou apenas de quatro minutos para se estrear a marcar pelo seu actual clube: entrou aos 65" e apontou aos 69" um golo de cabeça que ajudou o Paços a conseguir a sua primeira vitória no campeonato (2-1 frente à União de Leiria, na 2.ª jornada). Depois disso, já "facturou" mais oito vezes (sete na I Liga e uma na Taça de Portugal), para um total de nove golos em 21 jogos (18 como titular). Melgarejo, que costuma ocupar o lado esquerdo do ataque pacense, ocupa o 9.º lugar na tabela dos goleadores do campeonato. Cardozo é o único benfiquista que já marcou mais vezes na Liga.

O esquerdino é o que tem melhor média de golos (0,43 por jogo) de todos os cedidos pelo Benfica, mas o mais concretizador é o médio-ofensivo de 23 anos Miguel Rosa (Belenenses), que soma 11 golos em 30 jogos, divididos por três provas (quatro no campeonato, três na Taça e quatro na Taça da Liga).

Os brasileiros Alan Kardec (seis golos em 40 jogos no Santos) e Felipe Menezes (cinco em 33 presenças no Botafogo) e o ganês Ishmael Yartey (cinco no Servette) são os seguintes no ranking de marcadores dos cedidos do Benfica, que, segundo o Relatório e Contas do primeiro semestre de 2011-12, teve proveitos de 562 mil euros com os empréstimos de Jara (22 jogos/1 golo no Granada), Airton (25/0 no Flamengo), Éder Luís (24/3 no Vasco da Gama), Sidnei (10/2 no Besiktas) e Leo Kanu (24/3 no Belenenses). Yartey foi sempre titular (22 jogos) no actual 5.º classificado do campeonato suíço, onde tem como colega o defesa Roderick (17 jogos, 16 de início).

Além de Melgarejo, o Benfica emprestou mais dez jogadores a outros clubes da I Liga. A U. Leiria foi a equipa que acolheu mais: os guarda-redes Rafael Copetti e Jan Oblak (9 jogos), o lateral-esquerdo Shaffer (10), o médio Elvis (25 jogos/2 golos) e o avançado Bärkroth (1) - entretanto, Djaniny foi assegurado pelas "águias". Na I Liga jogam igualmente Fábio Faria (9 pelo P. Ferreira, um pelo Rio Ave), Nuno Coelho (21, Beira-Mar), Rúben Amorim (7, Sp. Braga), David Simão (4, Académica), Urreta (5, V. Guimarães). Copetti, Bärkroth, Rúben Amorim e David Simão só foram cedidos em Janeiro.

Longe da Luz jogam ainda com relativa regularidade o lateral-direito Daniel Wass (18 golos/três golos no Evian) e os médios Fellipe Bastos (32/1, Vasco da Gama), Leandro Pimenta (24/1, Atlético) e Carlos Martins (18/2, Granada).

Sugerir correcção