Honda Civic a brilhar, Jeep má aluna

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Arrostando com resistências iniciais, o Euro NCAP afirmou-se no panorama automobilístico europeu (e não só...). Segundo João Palma, a sua acção tem sido essencial para reforçar a segurança rodoviária e contribuir para salvar milhares de vidas

O Euro NCAP acaba de divulgar os primeiros resultados de testes efectuados à segurança de veículos em 2012, com base em novos e mais apertados critérios. Os dois veículos testados obtiveram resultados opostos: o novo Honda Civic recebeu o máximo de cinco estrelas, passando nos testes com distinção. Já o renovado Jeep Compass desapontou com apenas duas estrelas. Os próximos resultados serão publicados em 23 de Maio.

Em relação às classificações obtidas pelos dois modelos, a Euro NCAP refere em comunicado: "Curiosamente, estes resultados destacam, de forma inequívoca, os passos dados em frente por alguns fabricantes de automóveis e a falta de progresso de outros." Para 2012, o Euro NCAP aumentou a fasquia dos parâmetros pelos quais os carros são classificados: mínimos de 80% na Protecção de Adultos; 75% na Protecção das Crianças; 60% na Protecção dos Peões; e 60% nos Dispositivos Auxiliares de Segurança. A maior alteração verificou-se no capítulo da Protecção dos Peões: pelo novo patamar, muitos dos veículos testados em 2011 e que obtiveram o máximo de cinco estrelas já não teriam o mesmo resultado.

Um dos exemplos mais marcantes é o Audi Q3, que em 2011 obteve pontuação muito elevada na Protecção de Adultos (94%), Protecção das Crianças (85%) e Dispositivos Auxiliares de Segurança (86%), sendo considerado pelo próprio Euro NCAP o melhor da sua classe e um dos melhores em termos de segurança entre os carros testados em 2011. No entanto, os 52% que lhe foram atribuídos na Protecção dos Peões impedi-lo-iam hoje de alcançar o pleno de estrelas. De acordo com o Euro NCAP, só oito dos veículos submetidos aos testes em 2011 cumprem o exigido em 2012. A saber: BMW série 1, BMW X1, Ford Focus, Ford Ranger, Mercedes classe M, Nissan Leaf, Subaru XV e Volvo V60.

Quanto aos resultados dos testes mais recentes, o Honda Civic obteve 94% na Protecção de Adultos, 83% na Protecção de Crianças, 86% nos Dispositivos Auxiliares de Segurança e 69% na Protecção dos Peões. Já o Jeep Compass, com 61% na Protecção de Adultos, 76% na Protecção de Crianças, 43% nos Dispositivos Auxiliares de Segurança e 23% na Protecção de Peões, nem sequer cumpre os parâmetros de 2009.

Desde a sua constituição, em 1997, o European New Car Assessment Programme ou Euro NCAP (que no início enfrentou séria resistência à sua constituição por parte da indústria automóvel) já contribuiu para salvar milhares de vidas através dos seus testes à segurança dos novos modelos de veículos que vão sendo lançados no mercado. Qualquer fabricante de automóveis aspira a alcançar a classificação máxima de cinco estrelas, um galardão de prestígio (e indutor de compra), para os seus modelos. Mas como a malha se vai tornando progressivamente mais apertada, os construtores têm que se esforçar cada vez mais para cumprir o exigido. O resultado é hoje em dia os carros serem muito mais seguros do que há poucos anos.

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