Curadora portuguesa no Jeu de Paume

Foto
A curadora portuguesa Filipa Oliveira escolheu Filipa César, autora de "Insert" (em baixo)

O Jeu de Paume, um dos mais importantes centros de arte da Europa, vai receber entre o próximo dia 21 e Janeiro de 2013 um projecto de curadoria de Filipa Oliveira. Trata-se do programa anual Satellite para o qual a curadora e crítica portuguesa convidou quatro artistas: o francês Jimmy Robert (dia 21), a brasileira Tamar Guimarães (dia 22 de Março), a italiana Rosa Barba (22 de Maio) e a portuguesa Filipa César (22 de Outubro).

Sob o título de "O presente é uma terra estrangeira", o projecto lida com as questões do tempo e do presente enquanto " terra incógnita", sublinhando a aproximação da prática artística a uma ideia de arqueologia. Os nomes seleccionados, embora com interesses e abordagens distintas, têm um aspecto que os liga: o trabalho com as imagens em movimento e a narrativa.

O Satellite de Filipa Oliveira realiza-se no hall, foyer, cafetaria ou piso intermédio do museu parisiense e a curadora portuguesa segue-se a outros nomes destacados da arte internacional, como María Inés Rodríguez (curadora-chefe do Museo Universitario Arte Contemporáneo, na Cidade do México) ou Elena Filipovic (curadora da 5.ª Bienal de Berlim).

Sugerir correcção