Torne-se perito

Novelas premiadas

Dois Emmys em dois anos

Em apenas dois anos, duas telenovelas portuguesas receberam a mais alta distinção internacional na televisão, os Emmys, atribuídos pela Academia Internacional das Artes e Ciências da Televisão dos Estados Unidos. Em 2010, Meu Amor, uma telenovela da TVI, fez história ao arrecadar o primeiro galardão para Portugal, e em 2011, Laços de Sangue, uma co-produção da SIC e da brasileira TV Globo, repetiu a proeza, confirmando a crescente aposta dos canais generalistas na ficção nacional de qualidade, que nos últimos anos tem ganho cada vez mais espaço na grelha de programação. Tudo começou em Maio de 1982, quando Vila Faia, a primeira telenovela portuguesa, foi transmitida na RTP, não se imaginando na altura o fenómeno cultural que hoje prende ao pequeno ecrã milhões de telespectadores. Quase 30 anos passados e algumas telenovelas depois, a ficção nacional ocupa actualmente um lugar de destaque no horário nobre da televisão portuguesa. Ver a novela durante ou no fim do jantar tornou-se num hábito para as famílias, reconhecendo-se uma evolução nas produções portuguesas. A provar estão os números. Durante anos as produções da Globo foram as líderes de audiência, mas hoje os programas mais vistos da televisão, com uma grande margem, são as telenovelas portuguesas. Para a actriz Custódia Gallego, que integrou o elenco de Laços de Sangue, os Emmys são o reconhecimento da qualidade e do trabalho desenvolvido nos últimos anos e que colocam Portugal ao nível das produções internacionais. "Quando, do outro lado do mundo, reconhecem e apreciam o nosso trabalho, é um prestígio para os portugueses", disse na altura a actriz ao PÚBLICO.

Já no ano passado, quando Meu Amor, produzida pela Plural e escrita por António Barreira, recebeu o galardão, a TVI destacou o trabalho e o percurso "desenvolvido ao longo de todos estes anos pelos que acreditaram no valor da ficção em Portugal, nos seus actores, argumentistas, técnicos e demais profissionais".

Para 2012 há já três estreias anunciadas: Doce Tentação e Destino, ambas na TVI, e Dancin" Days na SIC. Cláudia Carvalho

Sugerir correcção