Motor a gasóleo à medida do mercado português

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A concorrência no segmento D, o dos familiares médios, é forte e de qualidade. Por isso, a Toyota renovou o Avensis, adicionando equipamento e melhorando os motores, para, como notou João Palma, torná-lo mais competitivo

O mercado português é reduzido, mas, por vezes, há modelos que parece que foram criados de propósito para Portugal. É o caso do renovado Toyota Avensis, com as alterações feitas ao motor 2.0 de 124cv, a gasóleo, o mais popular desta gama. Com as mesmas performances, a redução nos consumos e emissões permite uma baixa no preço e poupança na utilização. O Avensis, nas carroçarias berlina e carrinha, estará disponível já em Janeiro, com preços para o 2.0 D-4D a partir de 29.751€.

Nesta renovação de um modelo lançado em 2009, o motor 2.0 D-4D teve importantes melhoramentos, que permitiram, no caso da berlina, baixar os consumos de 5,3 para 4,5 l/100 km e as emissões de 139 para 119 g/km de CO2. Como este propulsor equipa 95% dos Avensis vendidos em Portugal (a previsão para 2012 é de 600 unidades, das quais 445 carrinhas e 125 berlinas com o motor 2.0), esta actualização foi muito importante segundo a Toyota Caetano Portugal, tornando este modelo mais competitivo face à forte e qualificada concorrência no segmento D.

Quanto às outras motorizações - duas a gasolina (1.6, 132cv e 1.8, 147cv) e duas a gasóleo (2.2, 150cv e 2.2, 180cv) -, as alterações foram residuais. Resta agora esperar pelo que poderá sair da futura colaboração entre a BMW e a Toyota em vários domínios, desde o fabrico de pilhas para veículos eléctricos ao fornecimento dos motores 1.6 e 2.0, a gasóleo, da BMW à Toyota - agora em sentido inverso, uma vez que o Mini da BMW já usou o motor 1.4, a gasóleo, do fabricante japonês.

Todos os Avensis vêm equipados com uma caixa manual de seis velocidades; em opção, a motorização 2.2 de 150cv, a gasóleo, pode ter uma caixa automática de seis relações que encarece o preço em cerca de 6000 euros e origina performances inferiores e consumos superiores.

As alterações, porém, não se limitaram ao motor 2.2 - também houve modificações estéticas e no equipamento. Com 4710/4780 mm de comprimento (berlina/carrinha), 1810 mm de largura e 1480 mm de altura, o renovado Avensis cresceu 15 mm no comprimento. A frente tem um visual mais dinâmico e desportivo, com faróis mais estreitos que incorporam luzes de dia e as grelhas trapezoidais, superior e inferior, fazem com que o Avensis pareça agora mais largo e mais baixo; a traseira também está diferente. Os acabamentos foram melhorados, com novos forros e estofos, os bancos estão mais envolventes e o nível do ruído foi reduzido. A direcção está mais directa, com melhoria do comportamento em curva e ligeiras alterações na suspensão tornam o Avensis mais confortável.

Os quatro níveis de equipamento foram renomeados e o seu conteúdo foi aumentado. Em relação ao anterior, o nível de entrada, Comfort, tem luzes de dia, novos materiais e melhores acabamentos. O Exclusive acrescenta jantes em liga leve de 16"", sensor de luz e o sistema multimédia Toyota Touch, que inclui um ecrã táctil de 6.1"", Bluetooth, câmara de visão traseira, áudio/DVD e iPod; por 765€ está disponível o Toyota Touch & Go, que acrescenta sistema de navegação com aviso de radares de velocidade, melhor sistema multimédia e envio e recepção de SMS, bem como possibilidade de instalação de aplicações, sendo actualizável. O nível Luxury adiciona jantes de 17""e estofos em Alcantara e o sistema Toyota Touch & Go de série com o motor 2.2 D-4D. O Premium inclui bancos em pele perfurada, faróis de xénon e luzes direccionais, jantes de 18"" e o sistema Toyota Touch & Go Plus, com reconhecimento de voz, leitura de SMS, e-mail e 11 colunas.

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