Museu do Artesanato e Design de Évora abriu anteontem

O Museu do Artesanato e do Design de Évora (MADE) - antigo Museu de Artesanato de Évora - abriu anteontem, após um período de encerramento para renovação e valorização do seu programa museológico. Com novas áreas de investigação, biblioteca e reservas, na óptica da sua futura inclusão na Rede Portuguesa de Museus, o MADE acolhe a colecção do antigo Museu do Artesanato e peças de design, "visando incrementar novas conotações sociais e antropológicas", diz o presidente do Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.

A reabertura está, uma vez mais, envolvida em polémica porque a associação Perpetuar Tradições, que tem vindo a lutar pela manutenção do projecto original do Museu do Artesanato, diz que ela ocorreu sob pressão da Comissão Europeia. A esta entidade cabe fiscalizar a manutenção do projecto de artesanato, cuja recuperação foi iniciada há três anos e custou cerca de um milhão de euros aos cofres europeus.

Ceia da Silva defende que o projecto será continuado, garantindo que a memória dos ofícios tradicionais da região vai ser assegurada. "Este novo espaço cultural vai apostar ainda numa maior rotatividade dos programas expositivos que, com a incorporação da valiosa e prestigiada colecção de design e de artesanato do coleccionador Paulo Parra, ganhará seguramente uma nova dinâmica."

Sugerir correcção