PCP-Porto exige demissão do executivo da Junta de Freguesia de Massarelos

Partido diz que eleições são a "única possibilidade de esclarecer" a situação financeira da autarquia

O PCP reclama a demissão do executivo da Junta de Freguesia de Massarelos e a consequente convocação de eleições "o mais rapidamente possível". A reivindicação foi feita ontem, em conferência de imprensa, por Belmiro Magalhães, responsável pela Direcção da Organização da Cidade do Porto do partido.

Os comunistas afirmam que a realização de eleições intercalares é "a única possibilidade de esclarecer o verdadeiro estado das contas" daquela junta, presidida por Sofia Moura desde a demissão, em Julho, do anterior líder do executivo, José Carlos Gonçalves, ambos do PSD.

De acordo com a CDU, a Junta de Massarelos vive uma situação de "ruptura financeira, com o risco de encerramento de serviços e do incumprimento no pagamento de salários e de dívidas a fornecedores e a outras entidades".

Belmiro Magalhães lembra que o PCP questionou a Junta, por escrito e na assembleia de freguesia, acerca dos credores e valores em dívida, e sobre a situação financeira da autarquia em geral, e que não obteve resposta - ou "apenas respostas redondas e pouco esclarecedoras", acrescenta.

No final do mês de Agosto, o PCP também questionou, por escrito, o ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares acerca da "informação mensal que a Junta de Massarelos terá, ou não, prestado à Direcção-Geral das Autarquias Locais", depois de, em Julho, se ter aliado ao PS para pedir à Inspecção-Geral da Administração Local uma inspecção às contas da Junta.

O PCP acusa ainda a coligação PSD/CDS a nível concelhio de "perpetuar o actual estado de coisas para, por um lado, impedir que se conheça a verdadeira situação financeira da junta, e, por outro lado, evitar a possibilidade de alteração da sua representação na Assembleia Municipal" do Porto.

O PÚBLICO tentou contactar o executivo da Junta de Freguesia de Massarelos, sem sucesso.

Sugerir correcção